- Publicidade -
AraraquaraPolíticaEx-comandante da GCM de Araraquara é o primeiro convocado pela CEI do Assédio na Câmara

Ex-comandante da GCM de Araraquara é o primeiro convocado pela CEI do Assédio na Câmara

Na sequência, também serão ouvidos a ex-corregedora Márcia Aline Bonifácio Bueno e o ex-subcomandante André Ricardo dos Santos

- Publicidade -

O ex-comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) de Araraquara, Danilo Soler, foi o primeiro convocado para prestar depoimento à CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Câmara, que apura casos de assédio e perseguição a servidores municipais. A oitiva será nesta segunda-feira (13), às 14h, no Plenarinho.

Na sequência, também serão ouvidos a ex-corregedora Márcia Aline Bonifácio Bueno e o ex-subcomandante André Ricardo dos Santos.

- Publicidade -

Danilo Soler foi exonerado da função no dia 18 de setembro e fez acusações ao secretário municipal de Segurança Pública, Adalberto José Ferreira. Em nota publicada em rede social, ele afirmou não ter aceitado praticar ou compactuar com perseguições a servidores, nem com situações que ferissem o interesse público ou que não estivessem alinhadas à missão da GCM.

Após a exoneração, toda a cúpula da GCM pediu dispensa da função, incluindo o ex-subcomandante e a ex-corregedora, além dos ex-inspetores Carlos Augusto de Oliveira Amorim, Valdir Aparecido Xavier e Welington Costa da Silva.

As primeiras oitivas foram definidas no primeiro encontro dos parlamentares que compõem a CEI, realizado na terça-feira (7). No mesmo encontro, também foram definidos canais para denúncias de servidores vítimas de assédio na administração municipal.

Inicialmente, o grupo de trabalho terá o prazo de 90 dias para concluir as investigações sobre o suposto assédio moral contra servidores municipais, a partir das denúncias de perseguição ou retaliação por parte de superiores hierárquicos na Prefeitura.

A comissão, instalada após aprovação unânime no dia 23 de setembro, é composta por Aluísio Boi (MDB), como presidente; Cristiano da Silva (PL), como relator; e os membros Alcindo Sabino (PT), João Clemente (Progressistas) e Guilherme Bianco (PCdoB).

- Publicidade -

PARA RELEMBRAR

A instalação de uma CEI foi aprovada por todas as bancadas partidárias após denúncia apresentada por um representante do Sismar (Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região) sobre perseguição contra o ex-comandante da GCM.

LEIA MAIS

- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas