- Publicidade -
PolíticaEx-prefeito de Araraquara faz peregrinação pela presidência do PT

Ex-prefeito de Araraquara faz peregrinação pela presidência do PT

Favorito de Lula para presidir legenda intensifica agendas às vésperas do PED

- Publicidade -

Restando cinco meses para a eleição de presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, tem feito uma espécie de peregrinação. O favorito de Luiz Inácio Lula da Silva para dirigir a maior legenda do país está claramente em campanha.

Desde que deixou a administração na Morada do Sol, Silva realizou agendas com sindicalistas, estudantes e correligionários. Ele visitou recentemente cidades como Campinas, Mauá, Recife (PE), Sorocaba, Brasília (DF) e, nesta quinta-feira (6), desembarcou em São Luís (MA).

- Publicidade -

Um dos desafios do novo presidente do PT será preparar o partido para a disputa eleitoral em 2026. O perfil conciliador e o bom trânsito político do ex-prefeito podem ser considerados diferenciais para garantir a formação de uma frente ampla contra a direita mais radical.

Em seus discursos, Edinho tem criticado abertamente Donald Trump e Jair Bolsonaro, classificando-os como as “expressões modernas do fascismo”. Ele também tem apontado a necessidade de retomar os chamados “núcleos de base” para fortalecer o PT.

“Vou defender a volta dos núcleos de base como instâncias do partido. Não há como a gente disputar consciência se não estivermos presentes na vida da sociedade. É verdade que a comunicação se dá por aqui [smartphone], ela é volátil, girando reels, e assim ninguém forma consciência, mas debatendo e fazendo formação popular”, defendeu nas redes sociais.

Apesar da peregrinação de Edinho Silva, a Folha de S.Paulo veiculou que o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), pode disputar a presidência nacional do partido. Em contraponto, o ex-prefeito publicou uma foto de sua visita a Lula com a legenda: “Falamos muito de tudo de bom que virá para o povo brasileiro no próximo período e sobre os desafios do PT”.

O diretório nacional do PT definiu que o PED (Processo de Eleição Direta) para a renovação das direções nacional, estaduais e municipais será em 6 de julho de 2025. Poderão participar, com direito a voto, todos os filiados registrados na Justiça Eleitoral até 28 de fevereiro.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas