- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
Projeto de lei que pretende criar o feriado municipal do “Dia de São Bento, padroeiro da cidade” recebeu novos apoios na Câmara de Araraquara nesta terça-feira (19). A proposta ainda aguarda análise de constitucionalidade, mas já conta com a assinatura de 13 dos 18 vereadores da Casa de Leis.
A iniciativa, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), busca estabelecer o feriado no dia 11 de julho, com a justificativa de que a celebração do padroeiro é uma demanda antiga da comunidade católica. O parlamentar destacou a relevância histórica, cultural e religiosa de São Bento para o “fortalecimento dos valores e identidade de nossa comunidade”.
O parlamentar argumentou ainda que a instituição do feriado municipal, além de preservar a herança cultural e religiosa, pode estimular as atividades comerciais, promovendo o turismo e trazendo impactos econômicos positivos para a cidade.
VEJA TAMBÉM
Alexandre Lopes começa negociar permanência na Ferroviária para 2024
Fábio Porchat apresenta stand-up em outubro em Araraquara
Além do autor, subscreveram o projeto os vereadores: Aluísio Braz, o Boi (MDB), Alcindo Sabino (PT), Guilherme Bianco (PC do B), Luna Meyer (PDT), João Clemente (PSDB), Marcos Garrido (Patriota), Carlão do Joia (Patriota), Marchese da Rádio (Patriota), Edson Hel (Cidadania), Gerson da Farmácia (MDB), Hugo Adorno (Republicanos) e Emanoel Sponton (Progressistas).
Um levantamento informal realizado no grupo de WhatsApp do acidade on, com 167 participantes, revelou que 126 são favoráveis ao novo feriado em Araraquara, enquanto 32 foram contrários à iniciativa, e outros nove preferiram não opinar sobre o assunto.
Com o protocolo do projeto de lei, ele seguirá para análise de constitucionalidade nas comissões permanentes antes de ser encaminhado para discussão em plenário. Até lá, a iniciativa poderá receber outros ajustes por parte do autor e demais vereadores.
PRESERVA A HISTÓRIA DA CIDADE
A Basílica de São Bento preserva parte significativa da história da cidade e é considerada o marco zero, uma vez que sua localização abrigou a primeira capela do município, há 206 anos. Atualmente, em sua quinta versão, o local também recebeu o sepultamento de Pedro José Neto, reconhecido como o desbravador dos campos de Araraquara.
LEIA MAIS
Bancos renegociam R$ 13 bilhões em dívidas em dois meses de Desenrola