A Justiça Eleitoral definiu a divisão do tempo de propaganda eleitoral nas emissoras de rádio e televisão para as eleições de 2024 em Araraquara. A veiculação começa na próxima sexta-feira (30), com tempo destinado à apresentação dos candidatos à Prefeitura e a vereador.
Os horários eleitorais, divididos em programas de 10 minutos, irão ao ar duas vezes por dia, de segunda a sábado. No rádio, serão transmitidos às 7h e às 12h, e na TV, às 13h e às 20h30. As inserções na programação serão veiculadas todos os dias, em blocos que vão das 5h à meia-noite.
Do tempo total, 10% é distribuído igualmente e 90% de maneira proporcional ao número de deputados federais eleitos pelos partidos nas eleições de 2022. Em caso de coligações para a eleição majoritária, considera-se o resultado da soma do número de representantes das seis maiores legendas que as integram. No caso das federações, é levado em conta o número de representantes de todos os seus partidos.
Com uma aliança que inclui 12 partidos políticos, a ex-secretária de Saúde, Eliana Honain (PT), terá o maior tempo do “palanque eletrônico”: 4 minutos e 32 segundos. O segundo maior tempo será destinado ao médico cirurgião Dr. Lapena (PL), com 4 minutos e 3 segundos.
O advogado e vereador Doutor Marcos Garrido (PSD) terá direito a 1 minuto e 3 segundos, enquanto o empresário Pedro Tedde (Novo) usará 20 segundos – neste caso, o “palanque eletrônico” existe para o candidato devido à coligação eleitoral com o PRD. O bancário Tiago Pires (PCO), por sua vez, não terá tempo de TV ou rádio por não preencher o requisito mínimo de representatividade no Congresso Nacional, conforme previsto na legislação eleitoral.
O horário eleitoral termina no dia 3 de outubro. Cerca de 170 mil eleitores de Araraquara estão aptos a ir às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Como a cidade ainda não atingiu 200 mil eleitores, não existe a possibilidade de segundo turno.