A Justiça Eleitoral desmentiu a fake news de que o voto nas eleições municipais deste ano serviria como prova de vida para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A informação falsa tem sido compartilhada em massa em aplicativos de mensagem.
É mentira que exista um acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social ou com qualquer outro órgão para estender a presença da eleitora e do eleitor nas urnas para qualquer efeito que não seja o exercício do direito fundamental de votar.
TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo)
Nas redes sociais, tem circulado o seguinte conteúdo: “Aposentados que forem às urnas em outubro: o voto servirá de prova de vida junto ao INSS. Fato que infelizmente não está sendo divulgado pela imprensa!”
O conteúdo, porém, é falso. A mesma mentira, inclusive, circulou em 2022 antes das eleições para presidência da república e outros cargos.
“O voto é exercício da cidadania e, no dia da eleição em 2024, nada mais será apurado nem utilizado para qualquer cidadã ou cidadão de qualquer idade que não a escolha de seu representante no Poder municipal”, afirmou o TRE.