Um laudo da Defesa Civil apontou a necessidade de reparos na Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, em Araraquara, 10 meses antes de o trecho por onde passa o Córrego do Tanquinho ceder com as chuvas.
No documento de junho de 2022, um engenheiro apontou dois problemas estruturais, que necessitavam de reparos.
“Aba esquerda à jusante desabada e aba direita sem apoio devido erosão” e “Dissipador desabado e loba sob a extremidade à jusante da linha esquerda de tubo”, apontou o engenheiro.
VEJA TAMBÉM
Inscrições para concurso em Araraquara terminam nesta quinta
ON Explica: vídeo em que Lula é vaiado em visita a Gavião Peixoto é falso
A secretaria informou que abriu processo de contratação de empresa para execução dos serviços, como “retirada da tubulação desabada e recomposição dos taludes, para posterior instalação de guarda-corpo”. Porém, o pregão, de 7 de março de 2023, anterior à ocorrência da erosão, não recebeu propostas válidas.
No dia 18 de abril, parte da estrutura cedeu com a movimentação de terra devido às chuvas e levou à interdição da via, incluindo a passagem de pedestres.
De acordo com a secretaria, no ano passado, por meio do programa “Ponte Segura”, a foram vistoriadas 73 pontes, viadutos e travessias, em busca de problemas estruturais, e que “há diversas outras inspeções de rotina realizadas pelo setor de engenharia, assim como o diálogo com outras esferas e instituições.”
LEIA MAIS
PF combate tráfico internacional de drogas em quatro estados