Luna Meyer (PDT) participa, nesta segunda-feira (25), da série de entrevistas com os vereadores de Araraquara sobre a produção de cada um no primeiro semestre de 2022.
Autora de 450 indicações e 154 requerimentos ao Executivo, mas nenhuma lei ordinária ou complementar para “chamar de sua”, a parlamentar disse ter focado sua ação na articulação de ações em diferentes áreas, mas em especial zeladoria e direitos dos animais.
VEJA TAMBÉM
Família de Araraquara reencontra cachorra sumida há 16 meses
Ciclista é identificado após três dias na Santa Casa de Araraquara
Ferroviária empresta meia para disputar a Série B pela Chapecoense
A parlamentar também ressaltou sua sugestão para que a Prefeitura alterasse a lei municipal que beneficia pessoas que criam mais de dez animais domésticos, entre gatos e cachorros. Antes, a legislação previa ao menos 30 animais para o tutor obter desconto na conta de água.
“Geralmente as pessoas acabam criando datas, semanas de conscientização e eu já fiz tudo o que tinha para fazer neste sentido. Mas, fui a principal articuladora nesse primeiro semestre do projeto de lei 134/2022 que melhora o desconto na água para as pessoas que cuidem de dez ou mais animais, entre gatos e cachorros. Além disso, focamos bastante nas questões de zeladoria, pois aqui na cidade, infelizmente, estamos com muita demanda de zeladoria e a secretaria de obras, na minha opinião, está deixando muito a desejar”, apontou.
Luna Meyer também comentou a polarização política mais intensa neste primeiro semestre, em especial nas discussões sobre o passaporte vacinal, lei dos cemitérios, reajuste aos servidores e até mesmo a votação das contas do prefeito Edinho Silva (PT).
Na visão da parlamentar, essa polarização mais intensa foi causada pela disputa entre opositores e apoiadores do governo de Edinho Silva (PT). Ela aproveitou para criticar o uso político de pautas que estiveram na Câmara e a propagação de Fake News.
“A polarização que tem acontecido aqui em Araraquara nada mais é do que um movimento forçado por alguns pré-candidatos bolsonaristas, que tem como inimigo natural o PT, na nossa Prefeitura, para chamar atenção para si e atacam, inclusive, com mentiras. Para completar essa polarização, muitas vezes por ser baseado em mentiras, acaba fazendo com que a administração se faça de vítima, coitadinha e não resolva as coisas que ela precisa, efetivamente, resolver. Acho, primeiro, desnecessária e procuro ficar o máximo longe possível dela, pois não acredito em política feita por extremos”, opinou.
A Câmara possui duas Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) em andamento para investigar os gastos da Prefeitura com precatórios e a suposta venda clandestina de sepulturas no cemitério São Bento. Luna Meyer é, inclusive, entusiasta da CEI dos Precatórios.
“Espero que elas tragam solução, pois na minha opinião, o sistema antigo favorecia a fraude e agora não favorece mais. Eu confio no trabalho deles, então vamos aguardar. Já a CEI dos Precatórios é extremamente necessária, pois ela não afeta diretamente só a economia da nossa cidade inteira, tanto que fui eu que chamei e serei relatora da mesma. O objetivo dessa CEI é descobrir o que torna Araraquara a cidade que mais deve precatórios no estado de São Paulo. Sim, somos a cidade que mais deve, só perdemos para o governo do Estado. Estou bastante empenhada em investigar e tentar resolver isso que é um problema de muitos anos da cidade”, reforçou a parlamentar pedetista.
A vereadora também falou sobre a situação da Santa Casa de Araraquara, que possui dificuldades devido a uma dívida de quase R$ 90 milhões, além da alta demanda por procedimentos especializados e atendimento de pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Por ser uma entidade privada, a Prefeitura não tinha como ter acesso às contas, ou como eles estavam usando a verba SUS, além de estarem super endividados, o que refletiu diretamente na prestação de serviço. Aparentemente, após algumas emendas de deputados, algumas trazidas por vereadores, a Santa Casa está conseguindo retomar o passo, com leitos livres e agora precisamos acompanhar isso para não repetir o mesmo problema”, disse.
Luna Meyer também destacou suas ações para o futuro. Ao acidade on, a vereadora pedetista disse que vai continuar empenhada com a CEI dos Precatórios na Câmara Municipal, além de voltar sua atenção para as pautas de meio ambiente e da causa animal.
“Pretendo seguir empenhada com a CEI e os servidores, sendo uma das piores situações da cidade e se estou tendo como fazer uma contribuição positiva nisso, vou dar o meu melhor. Acredito que essa CEI, como ela diz respeito diretamente aos processos que esses servidores abrem contra a Prefeitura, temos condição de melhorar as coisas. Além disso, eu sigo focada nas minhas pautas do meio ambiente e dos animais, ainda com a Prefeitura estou construindo um projeto de lei para dar acesso prioritário para pessoas com fibromialgia”, finalizou.
LEIA MAIS