Com o início de 2022 e a aproximação do período eleitoral – eleições acontecem em 2 de outubro -, partidos políticos de Araraquara começam a se movimentar no tabuleiro político visando a disputa. No MDB de Araraquara, o ‘favorito’ para ser pré-candidato a deputado estadual é Marcelo Barbieri.
Ex-prefeito de Araraquara, o emedebista trabalha atualmente no gabinete do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. O nome do político, que foi durante 12 anos deputado federal chegou a ser discutido durante reunião do partido nos últimos dias do ano passado.
Ao acidade on, o presidente do partido, Aluísio Braz, o Boi, disse que no momento há duas definições: o apoio ao deputado federal Baleia Rossi em sua busca por reeleição e uma pré-candidatura própria do diretório municipal para deputado estadual.
“Temos compromisso com o deputado Baleia Rossi, que é o federal que mais trouxe recursos para a Saúde nesses últimos anos e temos a certeza que vamos lançar um candidato a deputado estadual”, cravou o líder emedebista em Araraquara.
“Por ter uma força em São Paulo e na região, com história para viabilizar uma candidatura com sucesso para a cidade é o nome de Marcelo Barbieri. Ele pode declinar ou não, mas é um anseio da totalidade emedebista de Araraquara”, completou.
O líder partidário apontou que, em sua visão, a cidade precisa eleger políticos para a Assembleia Legislativa de São Paulo com capacidade de articulação política para trazer recursos e reforçar os cofres municipais durante o período de retomada econômica.
“Tem que ter uma pessoa que traga esses recursos [impostos] de volta, pois eles vão para o governo. Mas, tem que ter alguém com força politica e vemos que o MDB tem o ex-prefeito e ex-deputado Marcelo Barbieri, que seria um nome que pode crescer muito”, disse.
Caso Barbieri não aceite o convite dos correligionários, segundo Aluísio Braz, o partido dispõem de outras figuras que possam se apresentar para disputar a preferência dos eleitores como, por exemplo, Elias Chediek, tenente Santana, ou o vereador Gerson da Farmácia.
Além da decisão pessoal, Marcelo Barbieri recorre de uma condenação em segunda instância por irregularidades em contratação de uma Organização Social para administrar a maternidade Gota de Leite. Caso seja mantida a decisão, o político pode ficar inelegível por oito anos.
Procurado, o ex-prefeito de Araraquara preferiu não se manifestar sobre o apelo de seus correligionários para uma possível candidatura a cargo eletivo.
Atualmente, além de Márcia Lia (PT), que concorre à reeleição, são pré-candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa o ex-vereador doutor Lapena (Patriota), coronel Adalberto (PL) e a vereadora Thainara Faria (PT). Outros partidos trabalham para lançar nomes com domicílio eleitoral em Araraquara e o acidade on acompanha.