- Publicidade -
PolíticaMotoristas do Samu de Araraquara conseguem reunião com Executivo e suspendem movimento

Motoristas do Samu de Araraquara conseguem reunião com Executivo e suspendem movimento

Desde que o movimento decidiu suspender horas extras, estima-se que de duas a três ambulâncias deixaram de circular por turno

- Publicidade -

O movimento dos motoristas socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) decidiu voltar a fazer horas extras, a partir desta segunda-feira (2), após a prefeitura de Araraquara sinalizar que vai se reunir com a categoria para discutir a reivindicação de reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

- Publicidade -

Desde quinta-feira (28), quando o movimento decidiu suspender as horas extras, estima-se que de duas a três ambulâncias deixaram de circular por turno. A mobilização fez com que a secretaria municipal de Saúde utilizasse ambulâncias de uma empresa terceirizada, que já presta serviços ao município, para manter os atendimentos.

“Conseguimos, mediante ao apoio de todos, agendar uma reunião com a administração da nossa cidade, para tratarmos sobre o que estamos lutando a mais de seis anos: nosso aumento salarial, que vem com uma defasagem considerável”, esclareceu a categoria em nota.

A secretaria municipal de Saúde informou que já se reuniu duas vezes com a categoria em busca soluções para atender a demanda dentro da legalidade e da disponibilidade orçamentária do município e que o novo encontro irá ocorrer na terça-feira (3).

Em relação ao atendimento à população, a secretaria ressaltou que medidas administrativas foram tomadas para garantir o pleno funcionamento dos serviços.

“A empresa terceirizada MasterMed, que atua auxiliando no transporte de pacientes do município para fora do domicílio, quando há necessidade, teve os serviços intensificados nos períodos em que os condutores do Samu estavam mobilizados, para garantir o pleno atendimento das demandas da população”, informou a secretaria por meio de nota.

- Publicidade -
Ambulâncias de empresa terceirizada, foram mobilizadas para manter os atendimentos (Foto: Colaboração)

REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA

Atualmente, os condutores socorristas ingressam na administração municipal com um salário-base de R$ 1.870. A principal reivindicação dos trabalhadores é a mudança da referência salarial, que poderia representar um ganho de cerca de 50%.

Na última quinta-feira, os motoristas socorristas que estavam fora do horário de trabalho fizeram um movimento em frente à sede do Samu, na Vila Suconasa. Na ocasião, o grupo explicou que fez diferentes tentativas de negociar uma melhoria no salário-base, que é considerado um dos menores da região, mas não obteve retorno do governo municipal.

Os trabalhadores também enfatizaram que, além da função de dirigir, auxiliam no atendimento aos pacientes, realizam imobilizações, iniciam manobras de ressuscitação e oferecem o suporte necessário.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DO MOVIMENTO

Vimos por meio desta comunicar toda a população que vem nos apoiando de forma plausível que estaremos retornando com nossas atividades de trabalho normais, fazendo nossas horas extras que estávamos abrindo mão, para continuar atendendo a todos da maneira pela qual sempre fizemos. Conseguimos, mediante ao apoio de todos, agendar uma reunião com a administração da nossa cidade para tratarmos sobre o que estamos lutando a mais de seis anos, nosso aumento salarial que vem com uma defasagem considerável.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde voltará a se reunir nesta terça-feira (3) com os condutores das ambulâncias do SAMU que recebem hora-extra e que reivindicam mudança de faixa salarial. Este assunto vem sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde nas últimas semanas, que já se reuniu duas vezes com a categoria em busca soluções para atender a demanda dos profissionais dentro da legalidade e da disponibilidade orçamentária do município. O agendamento desta próxima reunião foi intermediado pelo vereador Aluísio Boi.

Em relação ao atendimento à população, ressalta que medidas administrativas foram tomadas para garantir o pleno funcionamento dos serviços. A empresa terceirizada MasterMed, que atua auxiliando no transporte de pacientes do município para fora do domicílio, quando há necessidade, teve os serviços intensificados nos períodos em que os condutores do SAMU estavam mobilizados, para garantir o pleno atendimento das demandas da população.

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -