- Publicidade -
PolíticaEleiçõeson Explica: eleitor sem biometria pode votar normalmente nas eleições de 2024

on Explica: eleitor sem biometria pode votar normalmente nas eleições de 2024

No dia da votação, basta o eleitor comparecer ao local com um documento oficial com foto para votar

- Publicidade -

Mesmo com a maioria do eleitorado tendo cadastro biométrico, o cidadão que ainda não realizou o cadastro das digitais no cartório eleitoral poderá exercer seu direito de voto. Para isso, basta comparecer ao local de votação portando um documento oficial com foto para participar das eleições.

No dia 6 de outubro, cerca de 170 mil eleitores devem comparecer às urnas em Araraquara para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Segundo a Justiça Eleitoral, 90,91% dos eleitores da Morada do Sol realizaram o cadastro biométrico obrigatório, mas 15 mil pessoas ainda não atualizaram seus dados e não coletaram as digitais.

- Publicidade -

Apesar do número expressivo de eleitores sem biometria, desde que o título de eleitor esteja regular, basta comparecer à seção eleitoral com um documento oficial com foto e apresentá-lo aos mesários no dia da votação. Em Araraquara, as eleições de 2024 ocorrerão em turno único, já que a cidade não atende aos critérios para um 2º turno. A votação acontece das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília.

Segundo a Resolução do TSE nº 23.736/2024, que estabelece os atos gerais do processo eleitoral, os documentos aceitos como comprovação de identidade no dia da votação incluem: carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, como carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação.

Importante: certidões de nascimento ou de casamento não serão aceitas como prova de identidade no momento da votação.

E-TÍTULO

Caso o eleitor tenha o e-Título, o perfil no aplicativo deve conter foto, o que só ocorre se houver cadastro biométrico prévio na Justiça Eleitoral. Se a fotografia não estiver disponível na versão digital, será necessário apresentar um documento oficial com foto no momento de votar.

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores baixem o aplicativo com antecedência para evitar eventuais filas virtuais nos dias que antecedem a eleição, o que pode comprometer a qualidade da conexão devido ao grande número de acessos simultâneos.

- Publicidade -

CADASTRO ELEITORAL REABRE EM NOVEMBRO

O prazo para coleta da biometria em 2024 encerrou-se no dia 8 de maio, com o fechamento do cadastro eleitoral. No entanto, a coleta será retomada em novembro, quando os cartórios eleitorais voltarão a atender os eleitores para serviços de alistamento, transferência e regularização do título.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -