O prefeito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), encaminhou novo projeto de lei para rebatizar a “Avenida 8 de Janeiro – Dia da Vitória da Democracia”, no Parque das Árvores, na região Leste da cidade, como “Avenida Papa Francisco”. A proposta foi protocolada na última terça-feira (22), após a repercussão negativa do projeto anterior, em que o chefe do Executivo recuou de homenagear um ex-vereador.
Originalmente conhecida como Estrada Municipal ARA-250, a via é uma das principais de um loteamento em construção às margens da Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255). Em setembro de 2023, por iniciativa do ex-prefeito Edinho Silva (PT), ela foi batizada como “8 de Janeiro – Dia da Vitória da Democracia”, em alusão à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à cidade no mesmo dia dos ataques às sedes dos Três Poderes.
Praticamente um ano e meio após a denominação feita por seu antecessor, Lapena apresentou a mudança sem mencionar os motivos, destacando apenas o currículo do novo homenageado. A proposta agora é nomear a via como “Avenida Papa Francisco”, pontífice que sofreu um AVC e insuficiência cardíaca na última segunda-feira (21). “Francisco não foi apenas um papa das Américas, mas exemplo de humanidade, fé, coragem e discernimento”, justificou.
Após o protocolo na Câmara, o projeto deve iniciar sua tramitação oficialmente na próxima terça-feira (29), quando será julgado objeto de deliberação. Como o prefeito solicitou urgência, há possibilidade de a proposta ser votada ainda na mesma sessão. Até lá, o Executivo pode apresentar ajustes no texto.

8 DE JANEIRO EM ARARAQUARA
Em 8 de janeiro de 2023, Lula interrompeu uma visita a áreas atingidas por fortes chuvas em Araraquara para assinar, do gabinete do então prefeito, a intervenção nas forças de segurança do Distrito Federal e conceder entrevista coletiva. A medida foi considerada necessária após a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes — Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF (Supremo Tribunal Federal).
Meses depois, Edinho Silva nomeou a avenida como “8 de Janeiro – Dia da Vitória da Democracia”, em referência à visita do presidente e às ações para preservação do regime democrático. Desde então, os acusados pelos atos antidemocráticos foram julgados, condenados e presos, enquanto o bairro avançou em obras e urbanização. O local, no entanto, ainda não recebeu pavimentação.