Um dos principais compromissos de campanha de Dr. Lapena (PL), prefeito eleito de Araraquara, é a criação de uma escola cívico-militar na cidade. Em entrevista ao acidade on, ele detalhou seus planos para implantar o projeto, que divide opiniões na sociedade.
Segundo o futuro chefe do Executivo, as atuais escolas municipais não serão transformadas em unidades cívico-militares. Em vez disso, uma nova escola será construída do zero, em parceria com o governo do estado de São Paulo, liderado por seu aliado Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“Essa escola precisa ser construída do zero, pois segue um padrão diferente. Será conveniada com o governo estadual, e haverá um vestibular para que os alunos ingressem. É preciso que a família esteja interessada e o aluno passe pelo processo seletivo para ser admitido”, explicou Lapena.
Dr. Lapena, prefeito eleito de Araraquara

Embora ainda não tenha revelado em qual bairro a unidade será construída, o prefeito eleito afirmou que o terreno poderá ser cedido tanto pelo município quanto pelo estado. Ele também não descartou a possibilidade de construir outras unidades no futuro, conforme o projeto for analisado e ajustado ao longo de sua gestão.
“Tenho certeza de que uma escola cívico-militar será pouco, mas vamos começar com uma. Precisamos ser realistas. Após essa primeira unidade, poderemos analisar o projeto e, se viável, construir outras. Mas a ideia não é transformar as escolas já existentes, e sim criar uma nova do zero”, concluiu Lapena.
De acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Dr. Lapena foi eleito com 49,18% dos votos válidos, derrotando sua principal adversária, Eliana Honain (PT), que obteve 45,16%. Pedro Tedde (Novo) recebeu 4,47% dos votos, Dr. Marcos Garrido (PSD) 1,01%, e Tiago Pires (PCO) 0,18%.

