- Publicidade -
AraraquaraPolíticaRachadinha: Sponton é intimado por Comissão Processante; quatro testemunhas são ouvidas

Rachadinha: Sponton é intimado por Comissão Processante; quatro testemunhas são ouvidas

Vereador é investigado por suposta prática ilegal; ex-assessor confirmou repasses em espécie e contribuição à Associação do Jardim das Hortências

- Publicidade -

O vereador Emanoel Sponton (Progressistas), investigado pela prática de “rachadinha”, foi intimado pela Comissão Processante da Câmara de Araraquara e deve ser ouvido na próxima quarta-feira (25), às 8h30, no plenário da Casa.

O depoimento, inicialmente marcado para as 14h, foi reagendado a pedido da defesa do parlamentar, que alegou “compromisso judicial agendado para o mesmo dia e horário”.

- Publicidade -

Esta é a segunda convocação do vereador pela Comissão Processante, uma vez que, no dia 11 de junho, quarta-feira, ele não compareceu à oitiva, sob a justificativa de não estar na cidade por “motivos familiares graves de saúde”.

OITIVAS DAS TESTEMUNHAS

Na última quarta-feira (18), a Comissão ouviu dois ex-assessores parlamentares e atuais assessores do vereador. Outras quatro pessoas que foram convocadas não compareceram.

O ex-assessor Jhoy Marques Santos Gomes e a ex-assessora Eliane Aparecida Pereira da Silva falaram pela primeira vez na Câmara, após declinarem de convites anteriores, alegando que se pronunciariam apenas em juízo.

Durante 30 minutos, Jhoy confirmou ter realizado, a pedido de Sponton, três pagamentos em espécie com 50% do seu salário, dentro do gabinete do vereador e sem testemunhas. Relatou ainda que deixou de repassar R$ 295 mensais em contribuição à Associação de Moradores do Jardim das Hortências e, ao sair do gabinete, transferiu cerca de R$ 1,2 mil, que estavam pendentes, desta vez via Pix.

Já a ex-assessora Eliane Aparecida declinou de responder às perguntas sobre a denúncia de “rachadinha”, limitando-se a relatar sua demissão da empresa terceirizada que presta serviço de vigilância à Câmara, a qual, segundo ela, teria ocorrido a pedido do vereador.

- Publicidade -

Por outro lado, os atuais assessores Valdemir Pereira Juvencio Junior e Juliana Catarina Orizo negaram ter feito qualquer repasse a pedido de Sponton e apresentaram, voluntariamente, seus extratos bancários.

NÃO COMPARECERAM

Alexandrina Cristina da Silva, Murilo Batosto Gonçalves e Taína Jóia de Macedo, ex-assessores parlamentares, e Gislaine Cristina Sponton do Nascimento, mãe do vereador, não compareceram.

Sobre a negativa à intimação, Murilo Batosto justificou não se sentir “confortável em prestar depoimentos e esclarecimentos” e entender que o “Poder Judiciário oferece maior imparcialidade” para conduzir o caso.

OUTRO DEPOIMENTO

A Comissão também marcou para a próxima terça-feira (24), às 9h, o depoimento de Felipe Anjus. Segundo o ex-assessor Jhoy Marques, Anjus, juntamente com a ex-assessora Taína Jóia, seria o responsável pelo rateio do dinheiro para bancar a campanha eleitoral de Sponton.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas