Penúltimo entrevistado em série do acidade on, o vereador Rafael de Angeli (PSDB), destacou sua atuação na articulação de emendas para reforçar os cofres da Saúde, a lei de sua autoria para coibir os “fura-filas” na vacinação para covid-19 e criação da semana de incentivo ao Influenciador Digital.
O parlamentar comentou sobre a possível instalação de uma praça de pedágio no limite dos municípios de Araraquara e Ibaté e disse considerar um erro a demora para início das investigações da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Covid-19 na Câmara Municipal.
Ao longo deste ano, Angeli aprovou duas leis ordinárias – de um total de dez projetos de leis ordinárias que foram protocolados pelo parlamentar na Casa de Leis -, e encaminhou 387 indicações e 243 requerimentos para a Prefeitura.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA
acidade on – O senhor aprovou este ano duas leis ordinárias. Como avalia sua atuação e cite, por favor, outras iniciativas feitas por seu mandato em 2021.
Rafael de Angeli – Aprovamos a Lei da Transparência na Vacinação, que, no começo da imunização contra a covid-19, foi um importante instrumento para coibir os “fura-filas”.
Também virou lei a Semana do Influenciador Digital e a realizamos em parceria com a Prefeitura. Neste momento de tão grave crise, todas as atividades devem ser incentivadas e as diversas formas de empreendedorismo devem ser colocadas como opção.
Várias pessoas em Araraquara ganham as suas vidas, hoje, por meio da internet, e com a Semana do Influenciador Digital, também procuramos abrir a oportunidade para que mais pessoas ingressem neste mercado.
Também precisamos ressaltar dois projetos, de nossa autoria, que ainda estão em tramitação na Câmara: um que permite a implementação da “tecnologia 5G” em Araraquara e um que “modela” nossa cidade ao conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities), o que há de mais moderno em termos de Administração Pública.
Um dos nossos focos sempre foi a tecnologia e, em 2021, conseguimos avançar bem com esses temas.
Também trazemos os números do nosso mandato para o ano de 2021:
– 361 indicações, pedidos de melhoria, como podas de árvores e reparos em asfaltos deploráveis;
– 141 requerimentos, que representa o documento de maior força de fiscalização do legislativo (vereador) sobre o executivo (prefeitura). Foi através de um desses requerimentos que descobrimos o custo absurdo do Hotel Covid, por exemplo;
– 5 emendas articuladas junto ao Deputado Federal Vanderlei Macris, totalizando mais de R$ 700 mil em investimento em nossa cidade.
Por fim, ressaltamos que fomos ao Ministério Público em duas oportunidades para denunciar irregularidades feitas pelo Prefeito.
acidade on – Em 2021 houve maior polarização política na Câmara, com a discussão de temas nacionais. Em sua avaliação, como esses assuntos contribuem com a vida do araraquarense?
Rafael de Angeli – Nossa avaliação é que não contribuem. Bruno Covas, falecido prefeito de São Paulo, dizia que o buraco da rua não tem ideologia de direita ou de esquerda, ele só precisa ser tapado.
A nossa cidade não está em situação confortável para simplesmente fecharmos os olhos para o que acontece aqui e prestarmos mais atenção ao que está acontecendo junto ao Governo Federal.
Enquanto cidadãos, logicamente temos nossas opiniões com relação ao Governo Jair Bolsonaro, mas enquanto vereador em Araraquara, nossas críticas com relação ao Governo Edinho Silva são as que devem ser ressaltadas. Não fomos eleitos deputados federais. A competência da Câmara Municipal é o interesse local e, muitas vezes, o principal está sendo deixado de lado para dar lugar ao acessório, com discussões sem resultados. Falamos, diversas vezes, sobre isso na tribuna da Câmara. Para que gastarmos fôlego discutindo moção de repúdio ao Governo X ou ao Governo Y? Precisamos discutir projetos para Araraquara! É o que temos procurado fazer.
acidade on – Há a possibilidade da instalação de uma praça de pedágio no limite dos municípios de Araraquara e Ibaté. Como está trabalhando essa temática? É favorável ou contrário e por quê?
Rafael de Angeli – Somos absolutamente contrários. Consideramos o maior erro que o Governo do Estado pode cometer em relação à nossa região. Conversamos com o Deputado Federal Vanderlei Macris, grande parceiro do nosso mandato, pedindo que ele interviesse em nosso favor. Também conversamos com o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e colocamos o nosso descontentamento. Também estamos acompanhando e participando das audiências públicas junto aos demais vereadores da região e esperamos que essa ideia seja completamente abandonada.
acidade on – Após cinco meses, a Câmara ainda não iniciou os trabalhos propostos pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os gastos com a pandemia da Covid-19. Qual sua avaliação sobre essa situação?
Rafael de Angeli – Consideramos um erro essa demora para a instalação da CEI, que deveria e precisa ser um instrumento de fiscalização da Câmara Municipal.
Esperamos que logo iniciemos a Comissão e que tudo seja devidamente apurado, inclusive sobre o Hotel Covid, que gastou quase 100 mil reais com 18 pacientes em quatro meses, um valor superior a um Hotel de luxo em Araraquara.
acidade on – A retomada econômica, bem como zerar a fila da saúde e colocar em dia a educação de nossas crianças são os grandes desafios para o ano que vem. Como avalia que pode contribuir com soluções para essa situação?
Rafael de Angeli – Temos procurado fomentar o empreendedorismo por meio do nosso mandato. Como falamos acima, temos a Semana do Influenciador Digital. Também citamos a Semana do Jovem Empreendedor e a Semana do Empreendedorismo Feminino, importantes leis criadas por nós, que procuram trazer oficinas e grandes debates, auxiliando na montagem de empresas e no seu desenvolvimento.
Sobre a educação, acreditamos que a valorização dos profissionais da área é de suma importância para se sentirem mais motivados. A verdade é que o próximo ano letivo será um “2 em 1” devido ao “tempo perdido” durante a pandemia, infelizmente. Temos visitado e fiscalizado unidades de ensino para conferir a estrutura e estamos atentos às demandas deste setor.
A fila da saúde, gerada pela crítica situação que enfrentamos com o coronavírus, realmente é um grave problema. Visando a equipar melhor a Santa Casa e dar fôlego nas contas da entidade, citamos a emenda parlamentar no valor de 250 mil reais que trouxemos em articulação com o Deputado Federal Vanderlei Macris. Também estamos em contato diário com a Secretária de Saúde e com o Diretor Regional da Saúde, onde sempre nos colocamos à disposição para as discussões que se fizerem necessárias na Câmara Municipal.
Agradecemos imensamente pelo espaço e nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas.