Pautas relacionadas à saúde e educação foram as maiores preocupações do vereador Lucas Grecco (PSL). Em entrevista ao acidade on, o parlamentar falou sobre suas prioridades ao longo de 2021 e como atuou para solucionar os problemas que afligem a população.
Na avaliação do vereador seu mandato tem sido produtivo no Legislativo. Ele também opinou sobre a demora para o início dos trabalhos na Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Covi e ressaltou que tem se posicionado contra a possível instalação da nova praça de pedágio.
Segundo dados da Casa de Leis, o parlamentar aprovou uma lei ordinária, apresentou quatro projetos de lei e dois projetos de lei complementares ao longo do ano todo. Além disso, Lucas Grecco encaminhou 109 indicações e 173 requerimentos ao Executivo.
CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA:
acidade on – O senhor aprovou este ano uma lei ordinária. Como avalia sua atuação e cite, por favor, outras iniciativas feitas por seu mandato em 2021.
Lucas Grecco – Neste ano tivemos êxito em apresentar e aprovar dois projetos de lei, o primeiro diz respeito à aplicação de sanção administrativa, no âmbito do Município aos estabelecimentos que comercializam, sem a devida comprovação de origem bens oriundos de cemitérios, placa de sinalização de trânsito, tampas ou grades protetoras de bueiros entre outros, já o segundo, na mesma linha de importância tornou obrigatório no Município placa indicativa de crime de receptação tipificado no art. 180 do Código Penal com os dizeres: “Receptação é crime – Disque 190” nos estabelecimentos relacionados à compra e venda de peças usadas de qualquer tipo.
Avaliamos nosso mandato de maneira bem produtiva, principalmente porque estivemos empenhados em agir de modo a cooperar para dirimir os avanços e consequências da covid-19, esses dois últimos anos foram de muitos desafios, infelizmente muitas pessoas queridas se foram e essa perda é inestimável, precisamos agora com o avanço da vacinação retomar a economia visando a geração de emprego, esse será o nosso foco.
acidade on – Em 2021 houve maior polarização política na Câmara, com a discussão de temas nacionais. Em sua avaliação, como esses assuntos contribuem com a vida do araraquarense?
Lucas Grecco – Entendo que os assuntos de discussão nacional são de suma importância, toda e qualquer decisão adotada neste nível refletira diretamente na vida dos araraquarenses porque fazemos parte do todo não somos uma cidade fora da federação.
acidade on – Há a possibilidade da instalação de uma praça de pedágio no limite dos municípios de Araraquara e Ibaté. Como está trabalhando essa temática? É favorável ou contrário e por quê?
Lucas Grecco – Tão logo soubemos dessa possível instalação de praça de pedágio, começamos a agir contrariamente a ela. Juntamos esforços com outros municípios, como, por exemplo, o de São Carlos momento em que participamos de audiência pública sobre essa temática, além disso, assinamos uma nota de repúdio endereçada ao Governo do Estado de São Paulo manifestando o nosso inconformismo com essa medida.
Araraquara, Ibaté e São Carlos são cidades próximas e há uma inter-relação muito grande entre elas, como: negócios, pessoas que estudam e trabalham, etc. Dessa forma seria muito onerosa e totalmente inviável uma praça de pedágio.
acidade on – Após cinco meses, a Câmara ainda não iniciou os trabalhos propostos pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar os gastos com a pandemia da covid-19. Qual sua avaliação sobre essa situação?
Lucas Grecco – De acordo com a CEI instalada, há uma condicionante para o seu início, a saber: “Que os trabalhos de referida CEI tenham início a partir do cumprimento do Plano Estadual de Vacinação, com a imunização de toda a população adulta com a 2ª (segunda) dose da vacina contra a covid-19”.
A última atualização do Governo Estadual, datada de 13/12/2021 informa que o Estado atingiu a marca de 95% dos adultos com vacinação completa contra a Covid-19. Entendo que já atingimos uma porcentagem considerável e já seria possível iniciar os trabalhos.
acidade on – A retomada econômica, bem como zerar a fila da saúde e colocar em dia a educação de nossas crianças são os grandes desafios para o ano que vem. Como avalia que pode contribuir com soluções para essa situação?
Lucas Grecco – A saúde e educação sempre foram uma das minhas maiores preocupações como agente politico, sob esse prisma assim como no mantado anterior, vamos solicitar emendas parlamentares para ajudaram no orçamento da nossa cidade. Sabemos que não é fácil, mas também temos a certeza de que não é impossível, por isso vamos trabalhar, trabalhar e trabalhar, para o bem da nossa cidade.