Em entrevista ao acidade on, nesta sexta-feira (29), a vereadora Thainara Faria (PT), falou sobre as ações de seu mandato no primeiro semestre de 2022.
Autora de 139 indicações e 98 requerimentos, a parlamentar aprovou uma lei ordinária ao longo deste ano no Legislativo de Araraquara.
Entre os pontos destacados por Faria, está a busca por atender demandas populares nas áreas de manutenção, zeladoria, saúde e educação.
“Nossos números do início do ano refletem a demanda da população, que nunca deixou de acionar o nosso mandato em todas as necessidades da cidade, desde a manutenção, zeladoria, até problemas em postos de saúde e unidades escolares. Todos os nossos requerimentos e indicações que fizemos estão alinhados a vontade do povo de Araraquara”, disse.
VEJA TAMBÉM
Região central é a campeã de casas para alugar em Araraquara
Araraquara realiza plantão para vacinação contra a covid-19
Moradores organizam abaixo-assinado contra fábrica de Araraquara
A vereadora também se posicionou sobre alguns temas que renderam acalorados debates na Casa de Leis como, por exemplo, o passaporte vacinal e a lei dos cemitérios.
Faria ressaltou que faz parte da base de apoio do prefeito Edinho Silva (PT) na Câmara Municipal e disse ter a “missão” de defender suas ideias e projeto político.
“Precisamos parar de usar alguns temas como instrumento de polarização política e na politicagem. Por exemplo, a Lei dos Cemitérios virou IPTU dos Mortos para todo o Brasil, uma grande falácia e mentira, sem esclarecer devidamente a população da regularização que estava sendo feita”, introduziu.
“Sobre o passaporte da vacina foi um projeto extremamente necessário para além da aprovação dele, mas disseminação do conteúdo, da importância da vacina, do SUS e nós valorizarmos a ciência para conseguirmos estar livres da pandemia, desenvolver nossas atividades normalmente”, completou.
Na avaliação de Thainara Faria, a abertura de duas Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) para investigar os precatórios e a suposta venda clandestina de sepulturas é positiva.
“Fico extremamente feliz quando a Casa se mobiliza naquilo que é sua função, porque muitas vezes a função do vereador é confundida. Quando a Câmara se mobiliza para fazer investigações é muito importante porque essa é a função do vereador. Que sejam apuradas quaisquer dúvidas, a Prefeitura responda aquilo que for necessário, pois a Casa de Leis tem a obrigação de fazer a investigação e passar um parecer para a população em relação ao que foi investigado. As CEIs são importantes instrumentos legislativos”, considerou.
A parlamentar petista falou ainda sobre o desafio de retomar as cirurgias eletivas e enfrentar a demanda por especialidades na saúde de Araraquara.
Thainara Faria afirmou que está acompanhando a situação da Santa Casa, inclusive buscando articulação com deputados estaduais e federais por recursos.
A vereadora considerou acertada a intervenção da Prefeitura sobre o hospital, principalmente, por a população não entender que a gestão no local não era pública.
“A parte mais difícil foi fazer com que a população entendesse que não tínhamos gestão sobre muitas coisas da Santa Casa. Muitos confundiam e pensavam que os vereadores ou a Prefeitura tinha gestão sobre a Santa Casa e não que ela tivesse uma gestão própria. Minha relação, infelizmente, não era das melhores com os gestores da época porque nós tentávamos dialogar para entender os motivos das demoras para a população, pois sabemos que o vereador é o político mais próximo do povo, e não havia uma devolutiva necessária para dialogar com o povo e encontrar soluções para o problema instaurado. A intervenção foi necessária, importante, os resultados estão aí e espero que as pessoas a frente da direção da Santa Casa possam atender a população, fortalecer o SUS, tratar direito o dinheiro do povo e conseguir atender as demandas mais urgentes de Araraquara e região”, pontuou.
Por fim, a vereadora também falou sobre qual deve ser sua postura nos próximos meses no Legislativo de Araraquara.
“Continuar dando base a tudo aquilo que for necessário ser reformado na nossa cidade, tudo aquilo que for necessário para fortalecer o atendimento decente ao povo, fazer base sempre do governo Edinho, dialogar com os demais vereadores, sejam eles de qualquer partido, de qualquer tendência, de direita, esquerda, centro, porque precisamos visar o bem comum da nossa cidade. Nosso mandato continuará preocupado em atender a população em todas as suas necessidades, dialogando com o governo, defender as medidas necessárias para alinhar aquilo que está desajustado na cidade, ser base deste governo e dialogar muito com os vereadores pelo bem comum da nossa cidade”, finalizou.
LEIA MAIS