Restando três dias para que cerca de 170 mil eleitores escolham prefeito, vice-prefeito e vereadores, o volume de ‘placas’ com propaganda eleitoral em calçadas e praças de Araraquara aumentou significativamente. Os Wind Banners estão espalhados por toda a Morada do Sol.
Esse item tem sido um dos preferidos pelos políticos na corrida eleitoral deste ano, devido ao custo-benefício e ao impacto visual. Produzidos em tecido e fixados por uma haste em uma base móvel, eles facilitam a colocação e retirada em diversos pontos da cidade.
Todos os candidatos à Prefeitura aderiram à estratégia: Doutor Marcos Garrido (PSD), Dr. Lapena (PL), Eliana Honain (PT), Pedro Tedde (Novo) e Tiago Pires (PCO). Também é comum encontrar o material dos 268 candidatos que disputam as 18 cadeiras da Câmara Municipal.
A Justiça Eleitoral permite a colocação de bandeiras ao longo das vias públicas, desde que sejam móveis e não interfiram no trânsito de veículos e pedestres, especialmente no caso de pessoas que utilizam cadeiras de rodas ou pisos táteis de alerta.
Ao longo da campanha, os Wind Banners também foram motivo de boletins de ocorrência por furto e alvo de denúncias pela colocação irregular, como em gramados ou em sequência, criando o efeito “outdoor”, o que é proibido.