A vacinação contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiências permanentes iniciou nesta quarta-feira (19) em Araraquara, em cinco pontos da cidade. O sentimento entre pais e filhos era de alívio e gratidão, pela oportunidade de crianças receberem o imunizante.
“Eu tenho diabetes e também estou com vontade de sair de casa logo. A covid prendeu todo mundo dentro de nossas casas, né? Eu quero reencontrar os meus amigos na escola”, declarou o menino Felipe Moreira, de 7 anos, em entrevista à Rádio CBN Araraquara.
Sua mãe, Lidiane Gomes Moreira, contou que Felipe está há dois anos sem ir à escola, já que os médicos a aconselharam a esperar a vacina em vez de retornar às atividades escolares normais no final do ano passado.
“Como eram somente 40 dias de aulas, conversei com os médicos e eles acharam melhor esperar a vacina. A vacinação é muito importante pra ele. Estamos gratos a Deus e à ciência, por estarmos conseguindo vacinar hoje. Quando eu e meu marido fomos, ele vivia perguntando quando chegaria a vez dele, não via a hora de tomar a vacina. Dá emoção e alívio”, disse Lidiane.
Para Rogério Vitoreli, pai de Matheus, 7 anos, que também foi receber sua dose do imunizante, a vacinação é muito importante, para que a vida volte ao normal o mais rápido possível.
“Nessa situação de pandemia, com tantas mortes, acho importante a vacinação ser feita para que tudo se resolva. O sentimento é de gratidão. Se todo mundo tiver responsabilidade, tudo vai se encaminhando para o melhor”, comentou.
DISTRIBUIÇÃO
O coordenador municipal da Vigilância Sanitária, Rodrigo Ramos, disse que o Município recebeu 980 doses nesse primeiro lote, mas que o público total é de 2 mil crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente em Araraquara.
Ele ressaltou que os pais devem levar um comprovante de endereço e documento de identificação, além de um documento que ateste a comorbidade ou deficiência da criança.
“Por recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, iniciamos pelas crianças com comorbidades. Mas esperamos até a próxima semana iniciar a vacinação no restante do público que representa esse grupo etário”, acrescentou o coordenador.
Ele reforçou a importância da vacinação das crianças, principalmente desse público inicial, que está mais exposto a casos graves de coronavírus.
“É importante que os pais se conscientizem e levem as crianças para vacinar, pois esse público é mais suscetível a casos graves, inclusive óbito”, concluiu.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Os postos de saúde com vacinação para crianças são as unidades do Jardim América, Jardim Adalberto Roxo, Vila Melhado, Parque Iguatemi e a unidade do Sesa, no Centro. A vacinação pode ser feita de segunda a sexta, das 8 às 15 horas.
Veja a lista de comorbidades do Ministério da Saúde
– Insuficiência cardíaca
– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e pericardiopatias
– Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas
– Próteses e implantes cardíacos
– Talassemia
– Síndrome de Down
– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
– Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
– Anemia falciforme
– Obesidade mórbida
– Cirrose hepática
– HIV