- Publicidade -
SaúdeCoronavírusAraraquara anuncia medidas para enfrentar variante Ômicron

Araraquara anuncia medidas para enfrentar variante Ômicron

Ampliação no atendimento, monitoramento e testagem foram anunciados pelo prefeito

- Publicidade -

 

UPA Vila Xavier no dia 03 de janeiro de 2022 (Foto: Guilherme Leal/CBN Araraquara )
Araraquara tem aumento na procura por atendimento de síndromes gripais (Foto: Guilherme Leal/CBN Araraquara )

- Publicidade -

 

Araraquara anunciou, nesta segunda-feira (03), novas medidas para enfrentamento à pandemia da covid-19 após confirmações de casos da variante Ômicron. 

Após um dia de intensas reuniões, a administração municipal anunciou ações para tentar amenizar a ‘pressão’ sobre os serviços de saúde com o aumento de síndromes gripais. 

“Estamos tendo aumento crescente nas unidades de pronto-atendimento depois de uma análise série e baseada na ciência e na medicina, tomamos medidas importantes para enfrentar o crescimento da contaminação na cidade”, disse Edinho Silva.  

Nos últimos quatros dias, a cidade registrou 593 casos confirmados de coronavírus – sendo 86 no dia 31, 196 em 1º de janeiro, 122 no último domingo (02) e 189 nesta segunda-feira (03).

- Publicidade -

A primeira medida anunciada por Edinho Silva é a ampliação do número de equipes de bloqueios, responsáveis por testar os comunicantes de casos confirmados da doença, além de monitorar o isolamento. 

Além disso, o prefeito prometeu manter ativas as equipes de visitas domiciliares para acompanhar a evolução dos sintomas nos pacientes considerados leves. 

Outro ponto que deve receber atenção especial da administração municipal são as casas de repouso, Fundação Casa, Centro de Ressocialização, Penitenciária, entre outros.  

Pessoa deitada no chão da UPA da Vila Xavier aguarda atendimento (Foto: Colaboração)
Pessoa deitada no chão da UPA da Vila Xavier aguarda atendimento (Foto: Colaboração)

A testagem gratuita também será ampliada com o retorno do atendimento na praça Santa Cruz. A partir de quarta-feira (05), das 13 às 17 horas, o local passa a atender a população. 

Ao mesmo tempo, segue funcionando das 13 às 17 horas a testagem no Terminal Central de Integração (TCI). Nos dois locais, serão distribuídas 150 senhas diariamente para testagem. 

Além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier a partir desta terça-feira (04) quatro unidades básicas de saúde vão atender pacientes com sintomas de covid-19. 

Segundo o anunciado por Silva, as unidades básicas do Santa Angelina, Selmi Dei I, Cecap e Jardim Paulistano vão funcionar das 17 às 20 horas para receber suspeitas da doença. 

“Queremos com isso melhorar as condições de atendimento da população que está tendo sintomas e quer saber se está contaminado ou não”, apontou o prefeito. 

“Com isso, teremos quatro unidades atendendo e vamos distribuir melhor a demanda nessas unidades. Vamos tirar a pressão da UPA congestionada”, completou. 

Nesta segunda-feira (03), a UPA da Vila Xavier registrou grande procura por pessoas com síndromes gripais. A demora no atendimento foi registrada pela reportagem. 

A Prefeitura prometeu reinstalar as tendas e ampliar o atendimento na unidade. “A Prefeitura está agindo rápido, pois identificamos um crescimento vertiginoso”, pontuou. 

APELO AOS PLANOS DE SAÚDE
Edinho Silva, também fez um apelo para que os planos de saúde da cidade retomem a aplicação de testes nas pessoas que busquem atendimento com síndrome gripal. 

“Faço aqui um apelo público para que nossos planos de Saúde façam testagem, pois identificamos que o aumento dos nossos serviços ocorre porque não estão testando”. 

“Precisamos da colaboração deles para que as unidades públicas não tenham a pressão que tem hoje. Faço o apelo aos planos privados que voltem a testar e dividam conosco a responsabilidade”, concluiu.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -