Araraquara não vai participar da semana “E” de vacinação contra a covid-19, que seria realizada nas escolas nos próximos dias. A explicação, segundo o município, está na alta cobertura vacinal das crianças de 5 a 11 anos.
A campanha foi anunciada pelo governo de São Paulo para impulsionar a vacinação deste público, que em todo Estado está em 60%.
Mas, de acordo com balanço da secretaria municipal de Saúde, em Araraquara, 74% das crianças já tomaram a primeira dose da vacina. Portanto, na próxima semana, o foco será a aplicação da segunda dose.
Desde o dia 25 de janeiro, o público infantil é vacinado na cidade. As crianças de 5 anos recebem a dose pediátrica da Pfizer, e aquelas que tem de 6 a 11 anos, a Coronavac.
Para este público, a vacinação continua nas unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América e Sesa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.
A recomendação é que a criança esteja acompanhada por adulto responsável, para que este receba todas as orientações do profissional da saúde, ou que apresentem termo de assentimento nas unidades. Para a vacinação das crianças, é necessária a apresentação do RG, CPF ou Cartão SUS.
ADULTOS
A vacinação contra a Covid-19 para os adultos também continua nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, das 8 às 15 horas. No drive-thru do Cear, a aplicação segue até às 16h.
No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias, sendo 100 para adultos e 100 para crianças. Na mesma unidade é aplicada a quarta dose da vacina nas pessoas imunossuprimidas que tomaram a terceira dose há pelo menos 4 meses.
É obrigatória a apresentação de documentos pessoais, comprovante de endereço, carteirinha comprovando a 3ª dose e atestado médico.
Até o momento, já foram aplicadas no município mais de 529 mil doses de vacina contra a covid-19, sendo que 201 mil pessoas já concluíram o esquema vacinal com as duas doses ou vacina de dose única.