- Publicidade -
SaúdeCoronavírusAraraquara entra em alerta novamente por causa da covid-19

Araraquara entra em alerta novamente por causa da covid-19

Índice de positividade entre as análises chegou a 15%; também nesta segunda-feira (31) mais três mortes foram regsitradas

- Publicidade -

Santa Casa de Araraquara recebe pacientes de toda a região (Foto: Amanda Rocha)

 
Araraquara começa a semana mais uma vez em estado de alerta por causa da covid-19 considerando que a taxa de positividade dos testes em geral registrada nesta segunda-feira (31) foi superior a 15%. É o segundo alerta que a cidade recebe, o primeiro foi há quatro dias. 
 
Também nesta segunda, três mortes foram registradas em decorrência da covid-19 e a ocupação de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) chega a 91%.

CASOS 
Nesta segunda foram registrados mais 110 casos positivos de coronavírus, o equivalente a 15,47% de 711 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 18,77% de 570 amostras. 

- Publicidade -

Araraquara soma 21.483 casos confirmados de covid-19. 

“Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus volta a emitir sinal de alerta para toda a cidade, considerando a taxa de positividade dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos) registrada hoje, que foi superior a 15%. O mesmo sinal de alerta deve ser publicado se a taxa de positividade dos testes realizados em indivíduos sintomáticos for igual ou maior de 20%. Diante do sinal de alerta desta segunda-feira, o Comitê permanece atento ao avanço da covid-19 no município, analisando com rigor a situação epidemiológica para deliberar sobre as ações que considerar necessários, visando sempre o controle da transmissão do vírus no município”, diz a Prefeitura em nota.

O Comitê reforça ainda que a força-tarefa da Prefeitura está intensificando os trabalhos de fiscalização para garantir do cumprimento do decreto municipal. “É fundamental que a população participe dessa batalha e faça a sua parte, evitando aglomerações e mantendo todas as medidas preventivas, entre elas, a utilização correta de máscaras em locais públicas, além do respeito à restrição noturna de circulação”, diz a nota.

ESTADO DE ALERTA  
O Comitê lembra que, de acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

Ainda em relação à situação epidemiológica, do total de confirmados, 751 permanecem em quarentena e 20.286 já saíram. Aguardam resultado de exames 754 amostras. 

- Publicidade -

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 30 de maio, 141 testes, em 30 estabelecimentos, sendo três positivados em diferentes estabelecimentos dos setores de serviços e alimentação. 

INTERNADOS 

Hoje, 190 pacientes estão internados. Destes, 101 casos confirmados estão em enfermaria. E 89 estão na UTI, 1 suspeito e 88 confirmados.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 59% de leitos de enfermaria e 91% de UTI.

Do total de 190 internados, 90 são moradores de Araraquara e 100 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 48 estão em enfermaria e 52 estão em UTI.

MORTES 
Araraquara registrou, até o momento, 446 óbitos decorrentes de covid-19. Os três óbitos registrados nas últimas 24 horas são: 

Mulher de 84 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 28 de maio.
Homem de 60 anos, com comorbidades, deu entrada em unidade de saúde da rede pública em 30 de maio.
Homem de 55 anos, sem comorbidades, internado em hospital da rede pública em 26 de abril. 

“Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena”, diz a Prefeitura.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -