Araraquara voltou a registrar mortes por covid-19, nesta sexta-feira (17). A vítima mais recente da doença é uma idosa, de 78 anos, segundo a Prefeitura, com comorbidades e que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nesta sexta.
Além da 604ª morte em decorrência do coronavírus, a cidade registrou mais nove casos positivos, o equivalente 3,65% de 249 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa.
Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual é de 3,9% de 126 amostras, com 5 positivados.
Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 123 testes no dia 16 de dezembro, com 6 positivados, sendo 2 de outros municípios.
Portanto, agora Araraquara tem 31.505 casos confirmados de covid-19.
Do total de confirmados, 51 permanecem em quarentena e 30.850 já saíram. Aguardam resultado de exames 80 amostras.
Hoje, sete pacientes estão internados. Destes, cinco confirmados estão em enfermaria e dois estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo um suspeito e um confirmado. Seis são moradores de Araraquara e um reside em Santa Cruz das Palmeiras.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 15% de leitos de enfermaria e 8% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo tem um paciente, o Hospital São Francisco tem um paciente e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem cinco pacientes.
Araraquara registrou, até o momento, 604 óbitos decorrentes de covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma mulher de 78 anos, com comorbidades, que deu entrada em unidade de pronto atendimento nesta sexta-feira (17).