- Publicidade -
SaúdeCoronavírusCapacidade de ocupação dos estabelecimentos sobe para 60% em junho

Capacidade de ocupação dos estabelecimentos sobe para 60% em junho

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (19) que vai manter a fase de transição até 31 de maio

- Publicidade -

A partir de 24 de maio, a capacidade dos estabelecimentos, hoje em 30%, passará para 40% (Foto: Amanda Rocha)

A partir de 1º de junho, inicia nova fase do Plano São Paulo, com ampliação do horário de funcionamento das atividades econômicas até 22h e 60% de ocupação dos estabelecimentos. Também será iniciado um amplo programa de testagem. Em Araraquara, o prefeito Edinho Silva (PT) ainda deve elaborar uma atualização do decreto municipal.

- Publicidade -

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste de São Paulo, para tratar de medidas de combate ao coronavírus. A partir de 24 de maio, a capacidade dos estabelecimentos, hoje em 30%, passará para 40%. O governo admite que o estado continua num patamar elevado da doença, mas acredita que o comportamento das pessoas e a vacinação podem fazer com que os índices caiam após cerca de 30 dias. 

Paulo Menezes, do centro de contingência, definiu as mudanças como um “avanço cuidadoso e progressivo”. Ele citou a importância da vacinação, para melhora nos índices. “Em janeiro, as pessoas com 70 anos ou mais representavam 35% de todas as internações. Em abril, esse número cai 20,4%. Em UTI, as pessoas com 70 anos ou mais representavam 37%. Em abril, já 21%”, disse. 

João Gabbardo, também do centro de contingência, citou que os patamares do vírus ainda são elevados. Ele afirma, porém, que o prognóstico será positivo se houver alto índice de uso de máscaras e pessoas vacinadas mantenham os cuidados.
“Acreditamos que ainda nos próximos 15, 30 dias no máximo, nós vamos conviver com números elevados. Não são números próximos do que tínhamos na fase mais aguda, mas vamos manter um número elevado. Depois, para enfrentarmos uma redução pelo efeito da vacina”, disse Gabbardo. 

O governo também afirmou que finalizará a vacinação de pessoas com deficiências e comorbidades em junho. A faixa etária entre 55 e 59 serão vacinados a partir de 1º de julho. Entre 21 e 31 de julho, serão vacinados os profissionais da educação.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -