Há 20 dias, Trabiju não registra nenhum caso de covid-19. A cidade que tem pouco mais de 1,7 mil habitantes comemora a alta cobertura de vacinados e a redução de casos.
Em janeiro, foram 247 registros. O número caiu para cinco no mês seguinte. E, desde então, não houve novas contaminações.
O empresário Tadeu Ramos acredita que o pior já passou. “Eu acho que está chegando ao fim com a graça de Deus”, diz.
A Maria Aparecida Colin trabalha na unidade de saúde do município. Ela tomou as três doses da vacina e não abre mão dos cuidados para evitar a contaminação.
“Tomando todo cuidado, você pode estar em qualquer lugar cumprindo o protocolo: máscara, álcool em gel e evitando aglomeração”, explica.
O último óbito registrado em Trabiju foi no dia 15 de janeiro. Desde o início da pandemia, foram três mortes, de um total de 247 casos.
O diretor de Saúde de Trabiju, William Letice, atribui este cenário a ampla cobertura vacinal. Na cidade, mais de 1,5 mil pessoas concluíram o esquema com as duas doses ou a dose única, e outras 35 tomaram o reforço.
Para ampliar este número, a cidade faz a busca ativa de faltosos, levando a vacina até a casa deles. “A gente faz a vacinação em casa, conscientiza o paciente sobre a importante de receber o esquema vacinal completo”, explica.
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na unidade de saúde do município.
“Não é hora para deixar de se imunizar, fazemos um apelo para a população porque uma dose só não é suficiente para garantir a imunidade completa”, finaliza o diretor.