* ATUALIZAÇÃO 11/05 às 18h02 para incluir posicionamento da Prefeitura de Araraquara sobre a testagem e interdição da unidade de ensino
O Centro de Educação e Recreação (CER) Maria José Pahin da Porciúncula é a sétima unidade de ensino a fechar as portas, após a confirmação de casos de covid-19, em Araraquara. A partir desta quarta-feira (12), a creche vai permanecer fechada por sete dias para sanitização.
Na manhã desta terça (11), dois casos foram confirmados em pacientes assintomáticos, após testagem padrão em servidores que atuam na unidade. Funcionários do período da tarde também serão testados.
O CER, que fica no Jardim Iguatemi, tem autorização para receber 35 crianças, de 0 a 5 anos, mas apenas oito têm frequentado diariamente as atividades. Os alunos permaneceram no local até às 15h.
Desde a retomada das aulas presenciais, em abril, já fecharam CERs Dr. José Alfredo Amaral Gurgel, no Jardim Adalberto Roxo; Cyro Guedes Ramos, no Santa Angelina e Eloá Do Vale Quadros, na Vila Xavier.
As escolas de ensino fundamental Waldemar Saffiotti, no Jardim Cruzeiro do Sul; Henrique Scabelo, no Jardim das Hortências, e Gilda Rocha de Mello Souza, no Jardim Indaiá, também confirmaram casos e precisaram ser fechadas.
Mas, segundo o sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (SISMAR), houve registro de casos em outras unidades que não foram fechadas, como os CERs CAIC Rubens Cruz e Judith de Barros Batelli, no Selmi Dei, e Maria da Gloria Simões, no bairro Maria Luiza.
Procurada, a Prefeitura confirma os dois resultados positivos de funcionários e a interdição da unidade de ensino.
“Toda a política de testagem da Secretaria da Educação vem sendo amplamente divulgada. Vale reforçar que a média total de positivados nas unidades escolares continua sendo de 1% do total dos testes, sendo que, no conjunto da sociedade, conforme os boletins diários do Comitê de Contingência do Coronavírus, a média de positivados tem ficado em 10%, em relação às amostras coletadas nos serviços se saúde públicos e privados do município”, afirma em nota.