O sistema de saúde de Araraquara entrou em colapso. A afirmação é do prefeito Edinho Silva (PT), em entrevista ao programa Manhã CBN, nesta terça-feira (16). As ocupações de leitos de enfermaria e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) chegaram ao limite porque aumentou a demanda de doentes com covid-19.
“Não temos mais condições de atender aos doentes. Hoje temos 16 pacientes esperando uma vaga em internação, não temos espaço, estamos com 100% dos leitos ocupados”, reforça ele.
LEIA MAIS: Araraquara tem índice recorde de registro de covid-19
Edinho Silva diz que busca junto ao Governo do Estado e também com o apoio de prefeitos da região, abrir mais leitos.
“Vamos improvisar. Estamos tentando abrir mais 10 leitos no Hospital de Retaguarda do Melhado e mais 30 leitos no Hospital de Campanha, mas são improvisos dentro da estrutura que temos. Também buscamos ajuda com o Estado para a Santa Casa, que é um hospital regional e é o nosso mais importante apoio”, diz ele.
APELO
O prefeito Edinho Silva pede para que as pessoas cumpram as regras do isolamento social e fiquem em casa. “Cada vez que uma pessoa sai de casa é um risco de contaminação, é um risco de pegar a doença ou espalhar a doença. Eu peço encarecidamente para que as pessoas fiquem em casa, essa é a única maneira de conter a proliferação do vírus”, diz ele.
Ele reforça que a nova cepa do coronavírus é mais contagiosa e todos que saem nas ruas estão expostos. “Preciso que toda a cidade se junte para vencermos essa batalha”, diz Edinho.