Com um ano do início da campanha de vacinação contra covid-19, Araraquara registra até o momento 51. 737 pessoas que ainda não foram tomar a dose de reforço, além de outras 9.662 que não voltaram para tomar a segunda dose.
“É importante que essas pessoas completem o esquema vacinal, para evitar o avanço de novas variantes e consequentemente casos graves e óbitos”, ressaltou Rodrigo Ramos, coordenador de Vigilância em Saúde de Araraquara, em entrevista à Rádio CBN Araraquara.
Apesar do número de faltosos, ele comemorou o avanço da vacinação no município. Segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura, já foram aplicadas em Araraquara 481.095 doses contra a covid-19, sendo 201.876 da primeira dose, 198.387 da segunda dose e dose única e 80.832 de terceira dose.
“Nossa expectativa é muito positiva para os próximos meses. A população está percebendo que a vacinação é melhor maneira de evitar a covid”, comentou o coordenador.
VACINAÇÃO INFANTIL
Ele lembrou ainda que a vacinação tem evitado aumento expressivo de casos graves, internações e mortes por covid-19 em Araraquara, cenário que deve ficar ainda mais favorável com o avanço da vacinação infantil contra covid-19, iniciada na última quarta-feira (19).
“Aplicamos até ontem (quinta-feira) 153 doses em crianças com comorbidades ou deficiência permanente”, contou.
Com o recebimento de 13.300 doses da vacina da Coronavac para crianças de 6 a 11 anos, nesta sexta-feira, que se somam às doses da Pfizer para o público de 5 a 11 anos que já haviam sido recebidas pelo município, a previsão, de acordo com Ramos, é iniciar a vacinação para crianças de 11 anos no início da próxima semana.
“Devemos iniciar na segunda ou terça-feira. Os pais devem levar as crianças para receber os imunizantes, pois elas hoje estão mais suscetíveis a casos graves e óbitos, por não terem recebido ainda a vacina”, concluiu.
No total, o público de 5 a 11 anos em Araraquara é de 18 mil crianças.