Araraquara antecipou dois feriados e terá regras rígidas de circulação. De quarta-feira (31) a domingo (4) a Prefeitura promete barreiras sanitárias para exigir exame negativo de covid-19 para visitantes de outras cidades.
As datas alteradas são os feriados de Corpus Christi e Consciência Negra, que passam à véspera da sexta-feira Santa. Com isso será feriado quarta, quinta e sexta dessa semana.
As antecipação, segundo anúncio do prefeito Edinho Silva (PT), é para evitar que Araraquara retroceda em relação as medidas de enfrentamento à pandemia e tenha uma nova onda da doença ainda este ano.
“O que nos preocupa é o feriado da Páscoa. Muita gente vai sair de São Paulo com destino ao interior. Estamos com nossa curva caindo e, infelizmente, São Paulo vive uma situação de avanço das contaminações. Nossa preocupação é que essa vinda gere uma terceira onda”, afirmou durante o anúncio.
Além de uma nova suspensão no serviço municipal de transporte coletivo, a cidade deve exigir que as pessoas que cheguem em veículos de fora e também pelo transporte intermunicipal apresentem exames negativos de covid-19.
LEIA TAMBÉM
TJ derruba liminar que permitia funcionamento do comércio
No domingo (4), supermercados também poderão funcionar até 13h. Nos demais dias, esses estabelecimentos podem atender presencialmente das 5 às 20 horas.
De acordo com o decreto municipal não será permitido o serviço delivery para o comércio em geral, enquanto bares, restaurantes e similares podem, exclusivamente, fazer entrega.
Já as agências bancárias não poderão ter atendimento presencial durante o período, sendo permitido apenas o autoatendimento, facultada presença de funcionário.
Seguem proibidas reuniões que configurem aglomerações – com mais de cinco pessoas -, em residências, áreas de lazer, chácaras e locais similares. Há previsão de multa para quem descumprir as medidas restritivas.
O novo decreto foi publicado pela Prefeitura, neste sábado (27), com efeitos a partir do dia 31 de março até o dia 4 de abril.