A Força Tarefa de enfrentamento à pandemia da covid-19 de Araraquara se reuniu, neste sábado (13), para discutir a implementação das regras do novo decreto municipal, que passa a valer a partir de segunda-feira (15). O município decretou lockdown por 15 dias.
De acordo com o Coronel João Alberto Nogueira, secretário municipal de Segurança Pública, as regras mais rígidas foram adotadas devido à gravidade da situação enfrentada pelo município.
“Neste momento precisamos da ajuda de toda a população, para que, de fato, permaneça em casa, só saia quando necessário, como para comparecer a serviços essenciais. Repense sua rotina, evitando transitar a pé, de moto ou bicicleta, pelo menos por essas próximas duas semanas”, pede.
“Esse endurecimento é para que haja o distanciamento e o isolamento social, buscando restabelecer o mínimo de normalidade no município”, completa o secretário.
Segundo João Alberto, será intensificada a fiscalização, com blitz, para que as pessoas sejam questionadas e orientadas a não sair de casa sem necessidade. “Muitas atividades comerciais não podem funcionar, então, não tem porquê a pessoa sair de casa”, justifica.
Além de orientar, os fiscais poderão ainda aplicar a multa prevista, em caso de descumprindo do decreto. O cálculo é feito com base na Unidade Fiscal do Município (UFM), que é de R$ 60,29.
“No caso das pessoas físicas, a multa é de duas UFMs. Se for uma pessoa física realizando uma atividade comercial, a penalidade é 20 UFMs, e, se for pessoa jurídica, são 100 UFMs”, aponta.
“Não queremos chegar nesse ponto e por isso estamos orientando e pedindo”, finaliza.