Araraquara voltou a registrar morte por covid-19, neste sábado (16). A informação foi divulgada no boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus com a confirmação do 596º óbito pela doença, de uma idosa, de 86 anos.
Também foram registrados mais 21 casos da doença, o equivalente a 3,05% de 688 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 9,6%, sendo 16 positivados de 166 amostras.
Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 522 testes no dia 15 de outubro, com 5 positivados.
Agora Araraquara tem 30.542 casos confirmados de covid-19, sendo que do total de confirmados, 77 permanecem em quarentena e 29.896 já saíram. Aguardam resultado de exames 119 amostras.
Hoje, oito pacientes estão internados. Destes, cinco pacientes confirmados e um suspeito estão em enfermaria e dois confirmados estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 8% de leitos de enfermaria e 4% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo não tem pacientes internados, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes, o Hospital de Campanha tem 5 pacientes e o HEAB tem 1 paciente. Todos os pacientes internados são moradores de Araraquara.
Araraquara registrou, até o momento, 596 óbitos decorrentes de covid-19. O óbito mais recente é de uma mulher idosa de 86 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital da rede privada desde o dia 1º de setembro.