Araraquara está em lockdown desde meio-dia do último domingo (20), com restrições de circulação e funcionamento permitido apenas para serviços considerados essenciais.
Apesar das regras rígidas, o índice de isolamento social medido pelo Governo de São Paulo, ficou em apenas 45%, no domingo, seguindo a média dos finais de semana anteriores.
O Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi) usa como base o deslocamento de celulares – acima de 200 metros -, para chegar a porcentagem de adesão às medidas restritivas.
Especialistas defendem que o índice ideal para frear a contaminação pela covid-19 seja em torno de 70%, porém, Araraquara nunca bateu essa média, desde o início da pandemia.
O maior índice alcançado pelo município foi de 54%, em três oportunidades: 29 de março e 14 de abril, no ano passado; e 24 de fevereiro de 2021, este em meio ao primeiro lockdown.
VEJA COMO SÃO AS RESTRIÇÕES DE CIRCULAÇÃO NA CIDADE
DE 20 DE JUNHO (DOMINGO) ÀS 12 HORAS ATÉ 27 DE JUNHO (DOMINGO)
FUNCIONA
– Farmácias: funcionam (com medidas de distanciamento social)
– Hospitais e serviços de saúde humana e animal: funcionam
– Vacinação contra a covid: Funciona (de acordo com o calendário de imunização)
– Comércio de produtos hospitalares e higienizantes: funciona
– Ônibus intermunicipais (Terminal Rodoviário): circulam
– Serviços de táxi, mototáxi e transporte por aplicativo: circulam
– Transporte de mercadorias: circulam
– Postos de combustível das 6 às 20 horas
– Entrega de gás e água envasada em galões: Funciona
PARCIAL
– Supermercados, mercados, mercearias, padarias, açougues, hortifrúti e similares:
Não funcionam – do dia 20 (a partir das 12h) até 22 de junho, apenas por delivery/Funcionam com atendimento presencial: a partir de 23 de junho, das 06h às 20h (com medidas de distanciamento)
– Bares e restaurantes:
Não funcionam do dia 20 (a partir das 12h) até 21 de junho/Funcionam com atendimento exclusivamente por delivery a partir de 22 de junho, das 06h às 20h
NÃO FUNCIONA
– Comércio de rua e shoppings: não funciona
– Setor de serviços: não funciona
– Bancos: não funcionam (funcionamento apenas dos caixas eletrônicos (autoatendimento), com até 10% de funcionários para garantia de regular as filas internas e externas (com no máximo 20 pessoas)
– Indústrias: não funcionam, com exceção daquelas em que a paralisação cause danos à estrutura, a equipamentos e máquinas, além de perda de insumos; neste caso, deverá operar com número reduzido de funcionários
– Ônibus de transporte coletivo (Terminal de Integração): não circulam
– Atividades religiosas: não funcionam (missas, cultos e outros eventos estão suspensos neste período)
– Aulas presenciais estão suspensas em todas as escolas
– Salão de beleza e similares: não funcionam
– Academias e similares: não funcionam
BARREIRAS
A entrada de pessoas não residentes em Araraquara somente será admitida mediante passagem por barreira sanitária, na qual deverão apresentar laudo de teste negativo para a covid-19, emitido em prazo inferior a 48 horas, ou comprovante de vacinação para a doença, observados no mínimo 15 dias da aplicação da 2ª dose.