O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), usou as redes sociais, nesta quinta-feira (17), para relatar uma articulação regional para medidas restritivas devido ao crescimento da covid-19.
De acordo com o chefe do Executivo, durante reunião com a diretoria do Departamento Regional de Saúde (DRS 3) e representantes do Governo do Estado, teria ficado definido que outros municípios vão aderir ao lockdown.
“Segundo o DRS 3, em maio, 88 pacientes com Covid-19 morreram em toda a região aguardando um leito de UTI no sistema de regulação de vagas, o Cross”, diz a publicação.
Nesta quinta-feira, Araraquara atingiu o índice de fechamento das atividades previsto em decreto pelo terceiro dia seguido, o que configura a necessidade do lockdown para salvar vidas e para que nosso sistema de saúde não entre em colapso nas próximas semanas.
Os detalhes das restrições que serão adotadas por Araraquara estão sendo elaborados para publicação em decreto ainda hoje. Segundo apurado, os efeitos dessas medidas passariam a valer a partir de domingo (20).
“As medidas restritivas serão importantes para conter a transmissão do coronavírus enquanto a vacinação ainda avança. A previsão é de que a vacina chegue até os 40 anos de idade até a primeira semana de julho. Enquanto isso, precisamos do isolamento social e dos cuidados preventivos”, defende Silva.