- Publicidade -
SaúdeCoronavírusNovo decreto da Prefeitura prevê 'lockdown total' em Araraquara

Novo decreto da Prefeitura prevê ‘lockdown total’ em Araraquara

Documento foi assinado pelo prefeito Edinho Silva (PT), nesta sexta-feira (19) e vale a partir de domingo (21)

- Publicidade -

Cidade terá regras ainda mais rígidas de circulação de domingo à quarta-feira (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)

Chegando ao quinto dia de colapso na Saúde, a cidade de Araraquara vai ter a partir de domingo (21) regras ainda mais rígidas para conter a circulação da covid-19. 

- Publicidade -

Um novo decreto foi assinado pelo prefeito Edinho Silva (PT), nesta sexta-feira (19) e prevê que nem mesmo serviços como supermercados, por exemplo, podem atender presencialmente

Entre as principais mudanças previstas no decreto, que o ACidade ON teve acesso, está a suspensão de serviços a partir das 12 horas de domingo (21), sendo retomadas somente às 23h59 de terça-feira (23). 

Com isso, apenas farmácias e serviços de saúde podem manter atendimento presencial. Supermercados vão poder realizar atendimento por sistema delivery. 

Outra alteração importante é a suspensão no serviço de transporte coletivo, sendo permitido apenas oferta de transporte individual, como aplicativos e taxis. 

Quem precisar sair de casa no período vai precisar apresentar documento que justifique a saída. 

- Publicidade -

Serão documentos válidos, por exemplo, nota fiscal de compra ou prescrição médica, atestado de comparecimento em unidade de saúde, carteira de trabalho, tíquete ou imagem da passagem ou outro documento que comprove a urgência.  

Postos de combustíveis também serão afetados pelo novo decreto e não poderão funcionar, com exceção daqueles que prestam serviço de abastecimento de veículos de órgãos públicos, como ambulâncias e viaturas. 

FREAR A CONTAMINAÇÃO
O objetivo do novo decreto é frear a contaminação. A quantidade de mortes em decorrência da covid-19 em Araraquara dobrou neste mês de fevereiro – em apenas 19 dias – em comparação ao mês de janeiro inteiro, refletindo a circulação da nova cepa mais transmissível do coronavírus.
Número de casos, média móvel, internações e infectados em isolamento domiciliar também dispararam.

“Estamos falando de um momento que as pessoas estão adoecendo e levando a doença para outras pessoas, estamos falando de um momento em que as pessoas estão precisando de leitos hospitalares e muitas de leitos de UTI, estamos falando de um momento que famílias estão chorando a morte de seus entes, que só nos podemos juntos podemos tirar Arararaquara dessa situação”, justifica o prefeito Edinho Silva.

COMO FICAM OS SERVIÇOS?
Supermercados:
fechados (apenas delivery);
Bares e restaurantes: fechados (delivery proibido);
Farmácias: abertas;
Unidades de saúde de urgência e emergência: abertas;
Comércio: fechado;
Setor de serviços: fechado;
Indústrias: fechadas, com exceção daquelas em que a paralisação cause danos à estrutura, a equipamentos e máquinas, além de perda de insumos; neste caso, deverá operar com número reduzido de funcionários;
Ônibus de transporte coletivo (Terminal de Integração): não circulam;
Ônibus intermunicipais (Terminal Rodoviário): circulam.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -