Pela segunda semana consecutiva, o número de novos casos de covid-19 está em queda, em Araraquara. Nos últimos sete dias, foram 3.321 registros, ou seja, uma queda de 22% em relação ao período anterior.
Os números podem indicar que a cidade atingiu o pico de transmissão pela variante Ômicron e que a curva de contaminação começou a cair. Esta é a leitura da secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.
“Nós estamos atingindo o platô e, com isso, a diminuição do número de casos; observando o que aconteceu em outros países”, explica a secretária. “A gente espera que seja novamente uma queda, e que permaneçam os números anteriores à identificação da variante Ômicron”, completa.
Entre os dias 22 e 28 de janeiro, Araraquara confirmou 5.637 novos da doença. Na semana seguinte, foram 4.288, ou seja, uma redução de 23%. Agora, entre os dias 5 e 11 de fevereiro, mais uma queda, desta vez de 22%.
Na avaliação da médica infectologista, Estela Maura Cirino Catellani, é muito precoce falar em redução de casos e projetar queda de internações e mortes para as próximas semanas.
“Como isso ocorre em curvas, a gente tem que aguardar, é muito cedo para falar em redução”, afirma. “É preciso acelerar a vacinação, isso tem que ser intensificado, e aguardar que nas próximas duas semanas a gente tenha resultado”, completa.
HISTÓRICO DE CASOS
Desde a segunda semana do ano, entre os dias 8 e 14 de janeiro, o número de novos casos apresentava alta. Foram 5.021 registros naquele período. Na semana seguinte, entre 15 e 21, caiu para 4.692.
Porém, nos próximos sete dias, os casos voltaram a subir e, entre 22 e 28 de janeiro, fecharam na maior alta registrada desde o início da pandemia, 5.637. Desde então, foram duas semanas de quedas.