A partir do meio-dia de domingo (21), até 23h59 da terça-feira (23), Araraquara vai enfrentar um lockdown total, com o objetivo de evitar a circulação de pessoas e conter a proliferação do coronavírus.
Desde que uma nova variante da doença foi encontrada, a cidade vive seu pior momento com recorde de mortes, casos e internações. O sistema de saúde está e colapso com 100% de ocupação e endurecer as medidas de isolamento é mais uma tentativa do governo municipal de controlar a situação e conseguir atender os doentes.
LEIA MAIS: Como vai funcionar o lockdown total em Araraquara
A partir de domingo (21), a circulação de pessoas ficará restrita, o transporte coletivo será suspenso e para sair na rua todos terão que apresentar um documento com uma justificativa.
Quem trabalha em serviços essenciais?
Deve apresentar um documento comprovando, seja crachá, carteira de trabalho, ou um documento emitido pela empresa. No decreto tem um modelo do documento que deve ser apresentado.
Quem trabalha em outra cidade?
Quem mora em Araraquara e precisa trabalhar fora pode ir normalmente, ainda que exerça atividade considerada não essencial. Ainda assim é preciso ter comprovada sua necessidade de deslocamento, com o crachá, uma declaração do patrão, contrato social ou algo semelhante.
E se eu precisar ir ao médico?
Serviços essenciais como UPAs e hospitais não fecham. Lembrando que casos de covid-19 devem ser encaminhados para a UPA da Vila Xavier.
Preciso ir na farmácia, o que devo fazer?
A nota fiscal e a receita do medicamento deve ser apresentado como prova da necessidade de ir até a farmácia.
FIQUE LIGADO
FUNCIONA
– hospital
– UPA
– serviços de saúde
– farmácias
– supermercados (apenas delivery)
– coleta de lixo
– cemitérios
NÃO FUNCIONA
– restaurantes (nem delivery)
– postos de gasolina
– bancos e lotéricas
– transporte coletivo
– escolas
– comércio de rua e shoppings
– salões de cabelereiro e outros equipamentos de estética
– praças e parques ficam fechados
– treinos de equipes de alto rendimento esportivo