Com o crescimento no número de casos de covid-19, a Prefeitura de Araraquara voltou a obrigar o uso de máscara facial visando impedir a transmissão. O novo decreto foi divulgado pela Prefeitura e vai ser publicado no Diário Oficial do município nesta quarta-feira (1º).
Segundo o documento, é obrigatório o uso do item com total cobertura do nariz e boca por todos os munícipes maiores de dois anos em locais fechados ou parcialmente fechados, sejam públicos ou privados, além de eventos e espaços abertos com aglomeração de pessoas.
O decreto mantém a obrigatoriedade do uso também no transporte coletivo ou no transporte complementar de passageiros como, por exemplo, por aplicativos. Fica facultado aos estabelecimentos de ensino, o uso de máscara em ambientes abertos.
A Prefeitura deixou claro no decreto o que considerou como ambiente fechado ou parcialmente fechado, seja por parede, divisória, teto, toldo ou telhado, o ambiente que permita acesso de várias pessoas, total ou parcialmente fechado em um de seus lados.
O documento também deixa claro o que é considerado como evento: qualquer acontecimento cuja entrada possa ser controlada, como shows, espetáculos, solenidades, comemorações e jogos esportivos. Já quem tiver com sintomas gripais, deve usar máscara em qualquer situação.
A secretária da Saúde, Eliana Honain, explicou as novas regras e ressaltou a importância do uso de máscara facial neste momento de aumento expressivo no número de casos de covid-19. Segundo ela, o item mostrou eficácia nos momentos mais críticos da pandemia.
“As máscaras já mostraram eficiência nos momentos mais críticos da pandemia, em que nem se contava com a vacina. Neste momento de alta transmissão e também de aumento do número de internações – hoje estamos com 100% dos leitos de enfermaria ocupados – é importante que essa medida seja retomada”, defendeu.
Ainda segundo a secretária de Saúde, Eliana Honain, devido às características do fim de outono e as variações de temperatura, a população está mais suscetível a síndromes gripais. “É importante inclusive que as pessoas com sintomas gripais, mesmo já negativadas, usem máscaras nos ambientes públicos”, finalizou.
A íntegra do documento pode ser conferida aqui (Clique e acesse o novo decreto).