O uso de máscaras volta a ser obrigatório em Araraquara a partir desta quarta-feira (1°). A secretária de saúde, Eliana Honain anunciou a nova medida através do Boletim de Contingência do Coronavírus nesta manhã de terça-feira (31).
A medida obrigatória é válida para lugares fechados, espaços como salas de aulas, igrejas, comércio, templos, mercados, e a obrigatoriedade do uso também é válida para locais abertos com aglomeração, como em shows.
“Independente de decretos estaduais ou federais, Araraquara volta a exigir a obrigatoriedade, porque o contexto indica que essa é a medida”, reforçou Honain.
Nesta terça-feira (31), Araraquara alcançou 100% de ocupação nos leitos de enfermaria para pacientes com covid-19.
Em março, o município flexibilizou a medida, de acordo com decreto estadual que desobrigava o uso de máscaras no estado de São Paulo. Porém, a alta dos casos de covid-19 e internações neste mês de maio obrigou o comitê a estabelecer o uso obrigatório em ambientes fechados e com aglomeração.
“Recomendamos que as pessoas voltem a usar máscaras mesmo em locais públicos. E recomendamos que pessoas que esteja com qualquer sintoma de gripe, use máscaras, mesmo que tenha dado negativo no teste da covid”, apontou.
A 3ª dose da vacina contra a covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos deve chegar nesta quarta-feira (01). Por enquanto, os eventos marcados estão mantidos, sem outras medidas restritivas.
Na próxima sexta-feira (10), o Comitê fará nova reunião para deliberação de novas ações.