Há seis meses, o cabeleireiro Otávio Eduardo Lugão, de 26 anos, morador da zona norte de Araraquara, começou a sentir dores no estômago, que irradiava para as costas. Desde então, iniciou uma luta para diagnosticar as causas dos sintomas, e, agora, depende de um exame realizado na Santa Casa.
Otávio passou cinco meses testando diversos tipos de medicamentos analgésicos e, com suspeita de pedra na vesícula, fez um exame a pedido da Unidade Básica de Saúde do Selmi Dei IV, que identificou a existência de um tumor no fígado, de aproximadamente 6 cm.
Diante da necessidade de confirmar se tratar ou não de câncer, o médico da UBS fez um pedido com urgência para a realização de uma tomografia com contraste, que seria realizada no dia 16 de agosto na Santa Casa. Mas a família foi comunicada que o procedimento tinha sido cancelado porque o equipamento estaria quebrado.
“Eu liguei ontem [quinta-feira, 29], perguntei e eles disseram que não tem previsão. É triste, porque se eu tivesse dinheiro, levava ele para fazer o exame, mas como não tenho, dependo do Sistema Único de Saúde”, desabafou a esposa, Érika de Fátima Fonseca, 45.
Na rede privada, o exame custa em média R$ 1,5 mil. “É um exame de emergência, é um aparelho que deveria estar funcionando na Santa Casa, que é o único lugar que recebe a gente que é do SUS. Quero que alguém me ajuda, pelo amor de Deus. Eu não tenho este dinheiro, é mais que um salário mínimo e eu preciso de uma resposta”, pediu.
Com fortes dores, Otávio procurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Valle Verde pela primeira vez na última quinta-feira (29), quando foi medicado duas vezes e recebeu alta médica mesmo sem apresentar melhora.
Como continuou a sentir as fortes dores, ele voltou à unidade na manhã desta sexta-feira (30) e permanece no local tomando soro com um tipo de analgésico semelhante à morfina.
Essa dor toma ele completamente, que não consegue nem respirar, porque quando respira sente como se espinhos tivessem furando ele. Então, não está podendo comer porque enche a barriga e ele sente esta dor. Tudo, tudo, tudo só fica pior. Ele está sem comer, tá magro, emagreceu muito, perdeu 25 kg.
Érika de Fátima Fonseca – esposa
Procurada, a secretaria municipal de Saúde informou que tem conhecimento do caso e a tomografia com contraste será reagendada para o dia 18 de setembro na Unidade do Melhado. “O paciente será informado que precisa apresentar a guia no posto de saúde o quanto antes”, afirmou.
A assessoria de imprensa da Santa Casa também foi procurada, mas ainda não comentou o assunto.