A Santa Casa de Araraquara vai absorver 600 novos pacientes de 16 municípios que compõem o DRS-III (Departamento Regional de Saúde) e que até o dia 31 de março tinham o Cresep (Centro de Referência em Saúde, Ensino e Pesquisa) como referência nos atendimentos de oftalmologia.
A secretaria municipal de Saúde de Araraquara, que faz a gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) na região, informou que este número vai se somar aos 450 atendimentos já oferecidos pelo hospital para outros oito municípios. Ou seja, o total será superior a mil consultas por mês.
“Estas 600 vagas iniciais são adicionais ao que o Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Araraquara já oferecia somente para Araraquara, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Motuca, Rincão, Santa Lúcia e Trabiju”, informou por meio de nota.
VEJA TAMBÉM
Sem acordo com municípios, Hospital de Olhos de Araraquara encerra atendimento SUS
Pacientes temem falta de atendimento com fim do Hospital de Olhos de Araraquara
Segundo a secretaria, assim como também ocorria com o Cresep, as 600 novas vagas são para consultas iniciais. Os retornos necessários serão agendados, de acordo com a avaliação médica.
“Pelo histórico de atendimentos, a média é de duas a três consultas adicionais, após a consulta inicial. […] Eram cerca de 450 consultadas iniciais para estes oito municípios e que, mensalmente, atingia cerca de 1,4 mil consultas/mês. […] se mantida a média de retornos, poderão gerar cerca de 3.000 consultas ao mês”, projetou.
De acordo com o município, a contratualização com a Santa Casa já previa o atendimento em Oftalmologia considerando os valores previstos em tabela SUS.
PORTA DE ENTRADA
Para as primeiras consultas, a secretaria municipal de Saúde esclareceu que o atendimento, principalmente de alta complexidade, depende de uma consulta prévia nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), que já foram orientadas sobre os novos encaminhamentos.
Já os pacientes considerados mais urgentes que estavam em tratamento no Cresep “estão sendo contatados para agendamento”. “A secretaria municipal de Saúde já havia solicitado informações destes casos e recebeu uma listagem parcial destes casos”, afirmou.
LEIA A ÍNTEGRA DO ESCLARECIMENTO
Sobre as questões elencadas, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o atendimento em Oftalmologia, principalmente a de alta complexidade, depende de uma consulta de avaliação e das chamadas interconsultas entre as sub especialidades oftalmológicas, incluindo reavaliação após exames específicos da área.
Assim, como também ocorria com o CRESEP, estão sendo oferecidas 600 vagas por mês para consulta inicial, sendo que os retornos necessários serão agendados de acordo com a avaliação médica ocorrida nesta primeira consulta. Pelo histórico de atendimentos, a média é de 2 a 3 consultas adicionais, após a consulta inicial.
Vale ressaltar que há pacientes que pelo tratamento/seguimento tem seus retornos programados de acordo com suas necessidades.
Estas 600 vagas iniciais são adicionais ao que o Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Araraquara já oferecia somente para os municípios da região Central – Araraquara, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Gavião Peixoto, Motuca, Rincão, Santa Lúcia e Trabiju. Eram cerca de 450 consultadas iniciais para estes 8 municípios, e que, mensalmente, atingia cerca de 1.400 consultas/mês, conforme as necessidades descritas acima. Portanto, somente de primeira consulta, serão oferecidas mais de 1.000 vagas, que, se mantida a média de retornos, poderão gerar cerca de 3.000 consultas ao mês.
Sobre os pacientes que estavam em tratamento/seguimento no CRESEP, a Secretaria Municipal de Saúde já havia solicitado informações destes casos e recebeu uma listagem parcial destes casos. A partir dos dados ali constantes, os considerados mais urgentes estão sendo contatados para agendamento e poderão ser abertas vagas adicionais para atendimento destas prementes, considerando a transição.
Já foi emitido um comunicado à Rede de Saúde, também encaminhado aos municípios da região, para que todos se adequem a realidade às suas redes e façam o encaminhamento correto de seus pacientes.
Ainda é importante destacar que a contratualização geral com a Santa Casa já previa o atendimento em Oftalmologia, nos valores da Tabela SIGTAP SUS.
LEIA MAIS
Aumento de alergias respiratórias requerem alerta no Outono; veja como se cuidar