- Publicidade -
Saúde'Se hidrate e não espere a sede', alerta fisiologista de Araraquara sobre onda de calor

‘Se hidrate e não espere a sede’, alerta fisiologista de Araraquara sobre onda de calor

Nos próximos dias, temperatura pode chegar aos 38°C em decorrência de uma nova onda de calor, que pode ser a mais intensa do ano até o momento

- Publicidade -

Se está quente nesta segunda-feira (2), prepara-se para os próximos dias, porque a temperatura pode chegar aos 38°C em Araraquara em decorrência de uma nova onda de calor, que pode ser a mais intensa do ano até o momento.

Além do calor, a umidade relativa do ar abaixo dos 20% também acende o sinal de alerta para os cuidados com a saúde e a necessidade de hidratação.

- Publicidade -

Para o fisiologista, Cássio Mascarenhas, aumentar o consumo de água é fundamental para evitar a desidratação que ocorre com o aumento da temperatura do corpo.

“Neste período mais quente e seco, a gente sempre recomenda algo em torno de 2, 3 litros de água ingeridos ao longo dia. E, para quem fazer exercício, precisa de um adicional porque a perda de líquido é maior e a tendência de desidratação também“, orientou o fisiologista em entrevista à EPTV.

Segundo ele, frutas e verduras, além de ajudar com a hidratação, também aumentam a resposta imune do organismo contra doenças típicas desta época do ano.

Fisiologista Cássio Mascarenhas em entrevista à EPTV (Foto: Reprodução/ EPTV)

“A questão da hidratação não é meramente água ou suco. O aumento da ingestão de frutas e verduras também auxilia na hidratação. E obviamente o ideal é que paralelamente também tenha a diminuição de alimentos mais pesados e gordurosos, porque dificultam ainda mais o trabalho do organismo para se manter mais equilibrado nestas condições mais extremas”, pontuou.

ATIVIDADES FÍSICAS

Para o fisiologista, durante a prática do exercício, é necessário se hidratar a cada 5 ou 10 minutos, com goles de 100 ml, a depender da intensidade do treino. “Se hidrate e não espere a sede“, afirmou.

- Publicidade -

Outra orientação é evitar atividades físicas em horários e locais em que as condições climáticas são mais extremas. “O ideal é fugir dos períodos mais críticos de temperaturas e também da umidade. Então, é fazer exercício antes das 10h da manhã e após às 16h. Esta é uma recomendação geral. Opte por lugares arborizados porque dá para a gente fugir um pouco mais dos raios infravermelhos. O cenário ideal também seria algum local que tenha um lago próximo porque melhora a umidade”, explicou.

Cassio Mascarenhas destacou ainda o uso de roupas leves para facilitar a perda de calor por parte do organismo e a utilização de umidificadores, baldes com água ou borrifadores para manter a umidade do ar nos ambientes. (Com informações da EPTV)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -