A cidade de Araraquara supera, nesta sexta-feira (11), a marca de 30% de sua população com ao menos uma dose recebida de vacina contra covid-19. Os dados são do Vacinômetro, do Governo do Estado.
De acordo com o sistema, 72.268 pessoas na cidade receberam a primeira dose da vacina, enquanto outras 38.029 que estão imunizadas – ou seja, receberam duas doses necessárias para imunização.
Na comparação com o número de habitantes, estimado pelo IBGE em 228.339, a cidade possui 31,64% de pessoas vacinadas – como se 3 entre 10 pessoas -, e 16,65% imunizadas – sendo vacinada com uma dose e imunizada com duas.
Ao todo, foram aplicadas 110.297 – soma da primeira e segunda dose -, das 131.436 unidades recebidas para grupos prioritários do Plano Nacional, Estadual e Municipal de Imunização.
Na avaliação da secretária de Saúde, Eliana Honain, com o novo calendário divulgado pelo Estado, será possível acelerar a distribuição e aplicação de doses contra covid-19.
“Acredito que com essa nova proposta do governador, de estar abrindo para faixas etárias abaixo de 60 anos, vamos acelerar muito o processo de vacinação e é o que a gente aguarda ansiosamente para que possamos ter um controle maior da transmissão”, analisa.
NOVO LOTE DA PFIZER
A região de Araraquara recebeu novo lote com vacinas para covid-19. Ao todo, segundo o governo paulista, foram 15 mil doses para os 24 municípios que compõem a regional.
As doses da Pfizer devem ser utilizadas na vacinação de profissionais da Educação Básica entre 18 e 44 anos, além de grávidas e puérperas sem comorbidade entre 18 e 59 anos.
As pessoas com deficiência permanente sem BPC entre 18 e 59 anos também serão contempladas pelo lote recebido na tarde da última quinta-feira (10).
A recomendação da Anvisa é de que as vacinas da farmacêutica sejam refrigeradas de +2 graus a +8 graus por até 31 dias. Antes, o prazo era de apenas cinco dias.