Às vésperas de iniciar a vacinação contra a covid-19 em crianças, dados do Vacinômetro – plataforma que centraliza as informações da vacinação do Estado -, mostram que 96,48% do público-alvo está imunizado em Araraquara.
Ao todo, 478.546 doses foram aplicadas pela secretaria municipal de Saúde, desde o início da campanha. Destas, 201.651 foram destinadas para 1ª dose, enquanto 198.179 foram para 2ª dose ou dose única na Morada do Sol.
Considerando o público-alvo de 205.394 pessoas – até 12 anos -, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 98,17% recebeu uma dose de imunizante, enquanto 96,48% está imunizado e 38,32% recebeu a dose de reforço.
NOVO PÚBLICO COMEÇA QUARTA (18)
Araraquara inicia, nesta quarta-feira (18), a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias, que tenham deficiência permanente ou comorbidades. Esse público vai receber o imunizante da Pfizer.
Os polos de vacinação para esse público são as unidades de Saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América, Sesa e o horário é das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira.
O QUE VAI SER EXIGIDO?
A secretaria de Saúde recomendou que as crianças estejam acompanhadas por adulto responsável ou que apresentem termo de assentimento.
Também vai ser exigida das pessoas com uma ou mais comorbidades pré-determinadas poderão apresentar qualquer comprovante que demonstre pertencer ao grupo de risco (exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica), desde que conste o CRM do médico. Adicionalmente, poderão ser usados cadastros existentes dentro das unidades de saúde.
Em decorrência do critério de priorização de vacinação, os indivíduos pertencentes ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão comprovar ser beneficiário para vacinação.
Aos que não estão cadastrados no BPC, deverão apresentar como documentos comprobatórios para a vacinação: laudo médico que indique a deficiência; ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada; ou documento oficial com indicação da deficiência; ou cartões de gratuidade do transporte público; ou autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento).