A cidade de Araraquara chega a 40% da população total vacinada contra a covid-19. Os dados são do Vacinômetro, do Governo de São Paulo, porém, considerando apenas a população adulta, esse número é ainda maior.
Ao todo, segundo a plataforma que reúne os dados dos municípios paulistas, Araraquara aplicou até domingo (27) 95.555 D1 (primeiras doses) e 38.413 D2 (segundas doses) de vacina, representando 40,09% e 16,11%, respectivamente – comparação com 238.339 habitantes, segundo IBGE.
Considerando somente a população adulta, segundo explica a secretária da Saúde, Eliana Honain, o número de pessoas vacinadas – que receberam ao menos uma dose de vacina -, pode ser ainda maior, pois não há vacina disponível para menores de 18 anos.
“A população alvo para vacinação não é 238.339, pois aí estamos englobando toda a população e a vacina não está disponível para a faixa etária abaixo de 18 anos. Temos em torno de 40 mil pessoas, então essa porcentagem chega bem próximo de 50%”, explica.
LEIA TAMBÉM
Araraquara vacina pessoas com 46 anos ou mais na segunda-feira (28)
A responsável pelo Comitê de Contingência do Coronavírus afirma ainda que a cidade tem avançado na vacinação contra a covid-19, o que é importante para o enfrentamento da doença, já que uma só dose pode ser efetiva para controlar os agravamentos.
“É extremamente importante, porque mesmo com uma única dose os estudos mostram que a porcentagem de pessoas que agravam se reduz muito e isso não coloca em colapso o sistema hospitalar”, completa.
A previsão da administração municipal, seguindo o previsto no calendário estadual, é vacinar boa parte da população até o fim de julho. Honain também ressalta que o município ampliou os pontos de vacinação e com isso possui capacidade para atender a população.
“Em relação à preparação da secretaria, isso não é um problema. Abrimos mais 23 pontos de vacinação e com isso temos capacidade para vacinar toda a população necessária”, finaliza.