Araraquara realiza o Dia D de vacinação contra a covid-19 e a gripe influenza neste sábado (19), das 8h às 16h. O objetivo é incentivar as pessoas a procurarem os pontos disponíveis para tomar a segunda dose do imunizante contra a covid-19 e também tomar a primeira dose, no caso daqueles que já estão nos grupos prioritários e ainda não foram até os postos.
Cerca de 1.150 faltosos estão sendo aguardados neste dia. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Eliana Honain, é muito importante que as pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19 voltem para segunda dose.
“A leitura que a gente faz é que essas pessoas [que faltaram no dia de tomar a segunda dose] tiveram alguma reação e ficaram com medo de retornar. Acreditamos que pode ser também pessoas de outros municípios que passaram por aqui, estamos fazendo essa investigação. E algumas pessoas que pegaram covid-19 e acharam não vale a pena a vacina. Por isso que a gente faz um apelo para que os faltosos procurem os postos e tomem a segunda dose”, afirmou Honain, em entrevista à CBN Araraquara na manhã desta sexta-feira (18).
Também estará sendo aplicada neste dia a vacina contra a Influenza, que desde o dia 9 de junho está na fase 3 da campanha nacional. Será em todas as unidades de Saúde do município, com exceção do CMS da Vila Xavier, do Iedda e da UPA do Valle Verde, onde o foco é a vacina da Covid-19.
Nesta fase 3 da vacinação contra a influenza estão no grupo prioritário as pessoas com comorbidades, com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento, e trabalhadores do sistema prisional. As fases anteriores já priorizavam crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores e idosos com 60 anos ou mais.
Como as duas campanhas de vacinação estão em curso simultaneamente, a da gripe e da Covid-19, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacinação contra o novo coronavírus seja priorizada nos grupos liberados para receber essa imunização. Nesses casos, a vacina influenza, deve ser tomada depois, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.
As pessoas que forem se vacinar neste sábado, Dia D, poderão participar do Dia D da Solidariedade, doando um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal e limpeza ou cobertores e agasalhos que serão encaminhados às famílias em vulnerabilidade atendidas pela Rede de Solidariedade do Município.
SÁBADO (19) – 8H ÀS 16H
Pessoas com 54 anos
O que levar: Apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
Onde: Polos de vacinação contra a Covid-19 (CMS da Vila Xavier, Ieda, UPA Vale de Verde e drive thru do Cear), exceto unidade do Sesa e drive-thru do Sesc.
Aplicação de segunda dose
O que levar: Apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
Onde: Coronavac na UBS Vila Xavier e drive-thru do Cear e AstraZeneca em todos os outros polos.
Aplicação da vacina contra a influenza
O que levar: RG, CPF, Cartão Nacional de Saúde, carteirinha de vacinação, comprovante de residência e a carteirinha de Covid-19, caso já recebeu a imunizante.
Onde: Todas as unidades de Saúde do município, com exceção do CMS da Vila Xavier, do Iedda e da UPA do Valle Verde.