Araraquara ultrapassou a marca de 100 mil doses de vacina aplicadas. Nesta quinta-feira (01), o Vacinometro, do Governo do Estado, indica que a cidade aplicou 142 mil doses da vacina, sendo que 103,4 mil pessoas receberam a primeira dose e 38,6 mil a segunda dose.
LEIA MAIS: Araraquara aplicou 38 mil doses da vacina contra covid-19 em um mês
O avanço da vacinação na cidade, para a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, é algo mito importante no que diz respeito a diminuição da gravidade da doença. “São poucos os casos de pessoas com as duas doses da vacna que apresentam complicações”.
“Estamos vendo que infelizmente as pessoas que estão morrendo por causa da covid-19 são os jovens, que ainda não tiveram a oportunidade de se vacinar, pessoas na faixa dos 40, 45 anos” diz ela.
Segundo ela, nas enfermaria e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) que atendem coronavírus, a maior parte dos internados tem entre 40 e 50 anos.
EFEITO VACINA
Honain acrescenta que foram poucas pessoas em Araraquara que morreram tendo tomando as duas doses da vacina. “Tivemos casos de pessoas que tinham muitas outras comorbidades, casos de pessoas com câncer, que infelizmente morreram após contrair covid. Mas são poucos casos”, diz ela.
Ela reforça a importância da vacinação. “Estamos vendo que com a vacina os casos se tornam menos graves, menos pessoas internam e morrem. Isso é comprovado, a vacina é segura, por isso, pedimos que todas as pessoas se vacinem quando chegar a vez no calendário municipal”.
“Claro que com a vacina continuará tendo casos, mas as complicações vão diminuir”, finaliza Honain.