A liberação nesta segunda-feira (17) da Coronavac para vacinar grávidas com comorbidades em Araraquara é enfatizada pelo médico obstetra Antônio Durante.
Grávidas e puérperas devem tomar a Coronavac por questão de segurança, já que Anvisa pediu para suspender a vacinação neste público com Oxford.
A vacinação para este público estava suspensa porque não tinha este imunizante, que é seguro, segundo o obstetra.
VACINA SEGURA
“A Coronavac é uma vacina que tem uma experiência já interessante de não trazer problema para gestante, então toda gestante deve tomar a vacina que vai protegê-la de um mal maior, que seria pegar o vírus durante a gravidez”, reforça.
O médico aconselha que todas as grávidas com comorbidades sejam vacinadas. “O meu conselho é para que todas as grávidas, e inicialmente as que tenha comorbidades sejam vacinadas e que num futuro próximo, todas as grávidas serão vacinadas”, frisa.
As grávidas em qualquer período gestacional deverão também apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico.
As puérperas podem utilizar a declaração de nascimento da criança. Para ambos os casos, é necessário comprovar a comorbidade apresentando documentos de saúde como exames, receitas, relatório ou prescrição médica, bem como cadastros pré-existentes nas UBS.
Para este público a vacina é aplicada no CEAR, na Fonte e também na unidade de saúde, na Vila Xavier.