- Publicidade -
vacinasPlataforma projeta vacinação até dezembro de 2022 em Araraquara

Plataforma projeta vacinação até dezembro de 2022 em Araraquara

Pesquisadores utilizam como base de cálculo o ritmo de imunização dos últimos 30 dias

- Publicidade -

Dados do Vacinômetro apontam que Araraquara aplicou mais de 90 mil doses (Foto: Amanda Rocha)

A vacinação contra a Covid-19 pode seguir até dezembro de 2022, em Araraquara. A projeção é de uma plataforma de pesquisa, que utiliza como base de cálculo o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias.

A ferramenta projeta que a vacinação, com as duas doses, em toda a população acima de 20 anos, levará 583 dias. Sem descartar sábados, domingos e feriados, a imunização seguiria até o dia 21 de dezembro de 2022.

- Publicidade -

Até o último dia 16 de maio, data da última atualização, o ritmo da vacinação em Araraquara referente a primeira e segunda aplicação era de 300 e 313 doses, por dia.

A imunização contra a Covid-19 tem enfrentado problemas na produção das vacinas, devido a atrasos na entrega do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), tanto para o Instituto Butantan, quanto para a Fiocruz.

O coordenador da pesquisa, Krerley Oliveira, explica que o objetivo do estudo é orientar os municípios. Segundo ele, os gestores precisam ter atenção especial à logística de recebimento das doses.

“Nosso principal objetivo é entender os dados de vacinação, alertar os municípios em eventuais problemas que podem ocorrer na aplicação da segunda dose, por exemplo, cada município precisa tomar uma decisão, de se vai muitas primeiras doses e deixa menos segunda dose, ou se deixa reserva. Temos acompanhado essa dinâmica de vacinação de primeiras e segundas doses e nosso objetivo é deixar essas informações claras para as pessoas”, explica.

A plataforma é uma Iniciativa do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai/USP) e Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Ufal.

- Publicidade -

Segundo Krerley Oliveira, é preciso que os municípios tenham uma atenção especial, principalmente a segunda dose. Neste mês, houve atraso na aplicação da dose de reforço em idosos com mais de 67 anos, devido a falta de vacina, em Araraquara. 

“As pessoas busquem a segunda dose, pois só assim elas estarão seguras e deixarão seus próximos seguros”, finaliza.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -