A Secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, confirmou que a vacinação contra covid-19 não será paralisada durante o período de lockdown em Araraquara. Em transmissão ao vivo feita pelo Facebook da Prefeitura na manhã desta quinta-feira, ela pediu a colaboração da população. “Não vamos suspender a vacinação. Muito pelo contrário, vamos ver a capacidade máxima que a gente tem de vacinar”, afirmou.
De acordo com Honain, para controlar a pandemia só existem dois caminhos: vacinação e isolamento social. “Enquanto fechamos por sete dias, a gente avança mais nas faixas etárias da vacinação”, explicou.
Araraquara começou a vacinar, nesta semana, profissionais da educação básica de 18 a 27 anos, e pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos. Até a próxima terça-feira (22), a campanha de vacinação deve chegar às pessoas com 50 anos.
ENTENDA O LOCKDOWN
O decreto vigente em Araraquara prevê um lockdown de sete dias, no mínimo, caso o número de positivados alcance um determinado índice em três dias consecutivos ou cinco dias em um período de uma semana. Esse índice é referente a 20% de todos os exames realizados ou 30% das pessoas sintomáticas.
O índice foi alcançado na terça-feira (15), quarta-feira (16) e quinta-feira (17). A Prefeitura de Araraquara deve divulgar nesta quinta-feira um novo decreto com os detalhes como será o novo lockdown e a data de início.