A região de Araraquara vai receber nesta semana 15 mil doses de vacinas contra a covid-19 da Pfizer. A informação é do Governo de São Paulo, que diz fazer uma força-tarefa para também distribuir os imunizantes da Janssen para abastecer as 645 cidades do Estado.
De acordo com o governo paulista, as doses serão utilizadas na imunização de grávidas e puérperas sem comorbidades entre 18 e 59 anos, profissionais da educação básica entre 18 e 44 anos e pessoas com deficiência permanente sem BPC entre 18 e 59 anos.
A recomendação da Anvisa é de que as vacinas da farmacêutica sejam refrigeradas de +2 graus a +8 graus por até 31 dias. Antes, o prazo era de apenas cinco dias, o que inviabilizava a distribuição para todos os municípios brasileiros.
Na última quarta-feira (09), representantes das prefeituras receberam treinamento sobre as condições especiais de armazenamento para o imunizante da Pfizer. A participação de Araraquara foi confirmada pela secretária da Saúde, Eliana Honain.
O Estado também garante que os municípios foram orientados tanto em ligação quanto em nota técnica do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), disponível para consulta pública no site e que é responsabilidade dos municípios a estratégia de aplicação na população.
Em nota, o Governo de São Paulo afirma que há uma força-tarefa de logística para distribuição das vacinas da Janssen, que possui eficácia comprovada e necessita de apenas uma dose demais vacinas demandam a aplicação de duas doses para imunização.
O Ministério da Saúde sinaliza envio de remessas a partir da próxima semana e as 6 mil salas de imunização do Estado têm capacidade para aplicar as cerca de 650 mil doses no período de validade.