Aguarde...

auto-on

Kombi mais antiga do mundo está no Museu de Wolfburg

A Sofie, como é apelidada, é um exemplar na cor azul Dove, chassi número 20-1880, motor 1,2 litro refrigerada a ar.

| Auto ON

VW Kombi 1950
 Os fanáticos pela valente Kombi afirmam que o lançamento do utilitário foi em março de 1950. E foi. Só que a Kombi de agosto de 1950 que está no museu da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha, é considerada a mais antiga que se tem notícia. Como? Por quê? Porque todas as demais foram destruídas, perdidas ou sumiram. Afinal era um veículo de trabalho, por isso, labutavam até a exaustão.  

Volkswagen Kombi de 1950 com motor a ar de 1,2 litro
É o caso do modelo que está no museu da VW, a Sofie, como é carinhosamente conhecida. A Sofie é um exemplar na cor azul Dove, chassi número 20-1880, motor 1,2 litro refrigerada a ar.
Foi vendida zero quilometro para um entregador da cidade de Hildesheimn, na Alemanha. O primeiro proprietário a usou por 23 anos. Em 1973, vendeu para outro proprietário que continuou a utilizá-la para o trabalho.
Depois foi novamente vendida, até que em 1992 um colecionador dinamarquês descobriu a Sofie parada havia 19 anos, ao relento, toda danada.   

VW Kombi 1950 totalmente reformada está no Museu da Volkswagen, na Alemanha
Quando viu o ano da pobre Kombi, o colecionador logo viu o tesouro e decidiu recuperá-la. Foram três anos de muito trabalho.
Depois de muitas exposições, a Sofie foi adquirida pela Volkswagen alemã, em 2000, e agora descansa em Wolfsburg. Se não, teria o mesmo fim das irmãs trabalhadoras.
Painel de instrumentos da Volkswagen Kombi de 1950


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON